Pages

sábado, 3 de janeiro de 2015

Vencedor do concurso cultural Minecraft na sua Escola utiliza o jogo para promover a inclusão.



O professor Ricardo Ferreira, da EMEF Professor Francisco Dias Negrão, da cidade de Ourinhos, foi o grande vencedor do concurso cultural promovido pelo Instituto Claro. Ele elaborou um projeto para que os alunos construam uma cidade acessível no ambiente.
por Aline Aurili

O concurso cultural Minecraft na sua Escola chegou ao fim e o vencedor, que ganhou uma licença do jogo para 25 computadores da escola, foi Ricardo Ferreira, coordenador de informática da EMEF Professor Francisco Dias Negrão, em Ourinhos, a 371 quilômetros de São Paulo.

Com base nas possibilidades de construção dentro do jogo, o professor teve a ideia de criar um projeto para ensinar aos alunos a importância da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência. As turmas da escola terão, como missão, construir uma cidade inclusiva no ambiente virtual e, claro, incorporar algumas ações à cultura da escola e da comunidade onde vivem.

A EMEF, que vai até o 5º ano do Ensino Fundamental, possui alunos com deficiência física e intelectual e vem recebendo reformas para melhorar sua estrutura física. “Quero trabalhar o jogo com todos os alunos nas aulas de informática e mostrar, na prática, o quanto a acessibilidade é importante para a inclusão”, explica o professor.

Atualmente, em suas aulas, Ricardo trabalha desde como mexer nos computadores até o manuseio de ferramentas como o Excel e o PowerPoint. Com outros professores da escola, ele também utiliza jogos como apoio ao ensino de conteúdos em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia.

O game Minecraft tem sido utilizado em diversas escolas pelo mundo. Para incentivar o uso do jogo por aqui, lançamos um infográfico com dicas para utilizá-lo com os alunos.
https://www.institutoclaro.org.br/blog/pagina/48/


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.