(Por Eliane Cândida Pereira*) É inegável a
necessidade de integrar diferentes linguagens nas aulas em todos os níveis de
ensino. Nesse contexto, filmes são recursos que mais facilmente são
incorporados à rotina escolar. No entanto, faz-se necessária a reflexão: o que
estamos fazendo com eles? O cinema e a TV são dotados de linguagem própria e
compreendê-los vai além da simples apreciação de imagens e sons, assim como ler
é mais do que decodificar palavras. Desse ponto de vista, não basta levar os
alunos ao cinema como um passeio, ou apresentar um vídeo para substituir a fala
do professor sobre um determinado assunto. É preciso propor a leitura reflexiva
desses meios, em um determinado contexto, com sua linguagem peculiar, sua
manifestação cultural, bem como possibilitar o espaço da criação usando essa
linguagem, extrapolando o papel passivo da recepção da imagem e do som. Soma-se
a isso a possibilidade de criar o diálogo entre as diferentes mídias,
comparando-se características e informações obtidas em cada uma delas. É
preciso educar para se viver a ( e na) Sociedade da Informação, com toda a sua
gama de produção cultural. Somente a prática reflexiva traz novas perspectivas
aos processos educativos. Nós educadores precisamos constantemente buscar
referenciais, discutir práticas, propor novas reflexões. Espaços de interação
voltados aos educadores são caminhos importantes nessa busca reflexiva. Com
essa intenção, vale destacar a iniciativa do site Porta
Curtas. O site cataloga três mil títulos de curtas metragens
brasileiros, contando com mais de 350 filmes disponíveis para apreciação,
promovendo, assim, acesso e difusão da produção cultural nacional por meio da
internet. Considerando que o trabalho em sala de aula requer reflexão constante
sobre a prática, reflexão esta que se amplia por meio da socialização de
opiniões e da interação, criou-se, na página de cada filme, o espaço Curta
na escola. Lá se encontra uma indicação de aplicabilidade pedagógica,
apontando-se faixa etária, nível de ensino e disciplinas ou temas transversais;
publicação de pareceres de uso pedagógico e comentários de educadores sobre os
filmes, possibilitando um fórum permanente. Propostas de trabalho como a
apresentada pela educadora Grace Luciana Pereira**, para o filme ?Kinocopa?, podem ser lidas, comentadas e
ampliadas por outros educadores no site. Para comentar qualquer filme, receber
informativos e participar dessa rede reflexiva sobre o uso dos filmes em sala
de aula, basta que se faça um cadastro no site como professor. É
importante que possamos cada vez mais explorar espaços de troca e reflexão para
incorporarmos múltiplas linguagens em nossa prática, que possamos abrir as
portas de nossas salas de aula às mídias, com muita propriedade. *
Eliane Candida Pereira atua na formação de professores da rede pública de
São Bernardo do Campo (SP) e é responsável pelo projeto Curta na escola, uma
iniciativa do site Porta Curtas, patrocinado pela Petrobrás.
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