Pages

sábado, 3 de janeiro de 2015

No Brasil, Salman Khan fala sobre sua plataforma de aprendizagem online.



O responsável por uma das maiores inovações na aprendizagem dos últimos anos palestrou hoje no Brasil. Criador da Khan Academy, Salman Khan contou a história da criação de sua plataforma e apresentou suas impressões sobre as mudanças na educação no Brasil e no mundo, em evento transmitido ao vivo, via Google Hangout pela Fundação Lemann.

Ao transformar uma simples tutoria voltada a seus primos em uma plataforma utilizada em todo mundo em mais de 20 línguas, Salman Khan tem propriedade ao defender que, da mesma forma que a revolução industrial promoveu uma mudança na educação com a criação dos currículos e universidades, a revolução digital começa a mudar o cenário da educação de forma mais radical. A Khan Academy é um capítulo relevante deste processo.

Questionado pela plateia sobre o papel do professor dentro da metodologia da Khan Academy, Salman lembrou duas impressões correntes entre quem não está familiarizado com o processo. A primeira é de que se os alunos estão se divertindo e que, portanto, não seria aprendizagem de verdade. A segunda é de que ela substituirá o professor. Segundo ele, esta afirmação não poderia ser mais falsa, já que os vídeos possibilitam mais tempo livre para que os professores se conectem com seus alunos.

“Os professores se sentem mais engajados neste tipo de aula, em que eles estão lado a lado com os alunos para tirarem dúvidas, acompanhar o desenvolvimento, e não apenas vigiar se eles estão prestando atenção”, afirmou.

Cristiana Assunção, coordenadora de tecnologia educacional do Colégio Bandeirantes, que acompanhou a palestra, afirma que Khan propõe uma inovação do que é educação: “é uma mudança de concepção do que é a sala de aula, qual o papel do professor e a relação dele com o aluno. Isso mexe bastante com o status quo e nem todos conseguem encaixar isso no seu trabalho, mas a ideia é mudar mesmo”, coloca.

Ao ser perguntadoquestionado por Maria Helena de Castro, ex-secretária de educação de São Paulo, a respeito de resultados concretos na aprendizagem a partir da utilização da Khan Academy, ele apresentou dados da experiência no distrito de Los Altos, na Califórnia, onde os alunos com mais dificuldades foram os que mais se desenvolveram. Khan também afirmou que há uma pesquisa externa sendo realizada neste sentido que deve ser publicada nos próximos meses, mas que já apresenta resultados positivos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.