Em nossa última enquete, perguntamos aos educadores se os
games já fazem parte de suas aulas. As respostas foram positivas e mais de 60%
afirmou utilizar jogos digitais frequentemente, obtendo bons resultados com a
ferramenta. Convidamos o educador e desenvolvedor de games do Microsoft
Inovation Center, Denio di Lascio, para comentar os resultados.
Ele acredita que os números encontrados no Portal vão de acordo com a realidade brasileira e tendem a crescer. “Com a popularização dos jogos online e mobile, é possível que a maioria dos professores os utilize de alguma forma em sala de aula”, comenta. Mas o caminho a ser percorrido para que a tendência se estabeleça ainda é longa e envolve outras questões, como a forma como os games são utilizados e quais os resultados alcançados.
Para os 21% que responderam não saber ainda como propor uma atividade com jogos, a principal dica do educador é que os professores devem se desligar do ensino tradicional para propor uma atividade diferente. “A ideia de criar um jogo ou atividade que seja similar à experiência tradicional de ensino pode não oferecer resultados adicionais em relação à abordagem convencional”, explica Denio. É importante que o jogo coloque em prática temas teóricos expostos em aula, para que o aluno aprenda de forma divertida um assunto mais difícil de ser absorvido.
Ele ainda afirma que o número de educadores que não utilizam games deve diminuir nos próximos anos. “Quantos educadores ainda não utilizam conteúdo audiovisual nas aulas? Muito menos do que no passado”, argumenta.
Ele acredita que os números encontrados no Portal vão de acordo com a realidade brasileira e tendem a crescer. “Com a popularização dos jogos online e mobile, é possível que a maioria dos professores os utilize de alguma forma em sala de aula”, comenta. Mas o caminho a ser percorrido para que a tendência se estabeleça ainda é longa e envolve outras questões, como a forma como os games são utilizados e quais os resultados alcançados.
Para os 21% que responderam não saber ainda como propor uma atividade com jogos, a principal dica do educador é que os professores devem se desligar do ensino tradicional para propor uma atividade diferente. “A ideia de criar um jogo ou atividade que seja similar à experiência tradicional de ensino pode não oferecer resultados adicionais em relação à abordagem convencional”, explica Denio. É importante que o jogo coloque em prática temas teóricos expostos em aula, para que o aluno aprenda de forma divertida um assunto mais difícil de ser absorvido.
Ele ainda afirma que o número de educadores que não utilizam games deve diminuir nos próximos anos. “Quantos educadores ainda não utilizam conteúdo audiovisual nas aulas? Muito menos do que no passado”, argumenta.
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