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sábado, 3 de janeiro de 2015

Enquete aponta que 60% dos usuários utilizam games em aula.



Em nossa última enquete, perguntamos aos educadores se os games já fazem parte de suas aulas. As respostas foram positivas e mais de 60% afirmou utilizar jogos digitais frequentemente, obtendo bons resultados com a ferramenta. Convidamos o educador e desenvolvedor de games do Microsoft Inovation Center, Denio di Lascio, para comentar os resultados.

Ele acredita que os números encontrados no Portal vão de acordo com a realidade brasileira e tendem a crescer. “Com a popularização dos jogos online e mobile, é possível que a maioria dos professores os utilize de alguma forma em sala de aula”, comenta. Mas o caminho a ser percorrido para que a tendência se estabeleça ainda é longa e envolve outras questões, como a forma como os games são utilizados e quais os resultados alcançados.

Para os 21% que responderam não saber ainda como propor uma atividade com jogos, a principal dica do educador é que os professores devem se desligar do ensino tradicional para propor uma atividade diferente. “A ideia de criar um jogo ou atividade que seja similar à experiência tradicional de ensino pode não oferecer resultados adicionais em relação à abordagem convencional”, explica Denio. É importante que o jogo coloque em prática temas teóricos expostos em aula, para que o aluno aprenda de forma divertida um assunto mais difícil de ser absorvido.

Ele ainda afirma que o número de educadores que não utilizam games deve diminuir nos próximos anos. “Quantos educadores ainda não utilizam conteúdo audiovisual nas aulas? Muito menos do que no passado”, argumenta.

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