Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Mais que mediadores, no futuro, professores vão se tornar ‘designers’ educacionais.



Com os conteúdos disponíveis na rede e a ampliação do acesso a ferramentas adaptativas, educadores podem deixar suas aulas cada vez mais específicas para cada aluno
por Aline Aurili

Anualmente, estudos como o Horizon Report e o TIC Educação revelam análises e tendências do uso das tecnologias nas salas de aula. Entre os diversos pontos apresentados, há um que está sempre presente a cada nova edição: o aluno está no centro do processo de ensino e aprendizagem. Colocar isso em prática exige conhecimento, planejamento e boas habilidades do professor. Uma transformação grande, já que pressupõe que o docente fique acessível aos alunos e, para isso, faça uso de vários recursos tecnológicos.

Esta mudança acaba impactando diversos aspectos do ensino, mas ela só se torna benéfica quando o professor absorve as ferramentas e os conteúdos aos quais os estudantes têm acesso e se torna um mediador do seu uso. Desta forma, o educador também sai do seu papel de detentor de conhecimento para se transformar em um ‘guia’ que dirige os estudantes ao que, de fato, será relevante para a aprendizagem e que pode levá-los à construção do conhecimento.

As tecnologias, junto a estas novas atribuições, abrem a possibilidade de o professor se tornar um ‘designer’ educacional. Ou seja, ele começa a redesenhar os métodos e os conteúdos que serão ensinados a cada aluno. Isso permite que o educador possa olhar para cada estudante de forma distinta e ensinar uma mesma classe de forma heterogênea.

As ferramentas do design educacional

Mas como, exatamente, o professor pode estabelecer esse olhar distinto sobre os estudantes? Com os recursos e ferramentas disponíveis, ele pode começar a mapear o que é de maior interesse de cada estudante e o que o faz aprender com maior facilidade – se um aluno prefere a didática de vídeo e, o outro, um texto, já é possível direcionar conteúdos específicos para cada um, por exemplo.

As plataformas adaptativas são outro meio essencial para mapear a turma. Com conteúdos didáticos e exercícios voltados para diferentes disciplinas, elas conseguem captar o tempo de aprendizagem do aluno e suas preferências, possibilitando que o professor saiba como a turma se adapta a cada novo tema apresentado em aula.

Com este conhecimento sobre a classe, o educador consegue estabelecer que tipos de conteúdo serão proveitosos para os alunos, como e quando ensiná-los. Além disso, é essencial que o professor esteja presente nos meios digitais nos quais os estudantes também estão inseridos e promova a troca de conhecimento entre todos. Esta presença virtual faz com que o educador esteja próximo da turma e ciente de cada novo conteúdo que possa ser reutilizado e adaptado para determinada disciplina.

Leia os últimos estudos Horizon Report e TIC Educação.

Box: ferramentas para o professor e para o aluno

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.