Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

10 dicas para usar os tablets offline na educação.



Mesmo sem conexão, os tablets ainda permitem criar e editar documentos, viajar pelo mundo e aprender novas línguas. Veja algumas formas de utilizá-los sem internet
por Gustavo Sumares

Quando pensamos nas funcionalidades dos tablets, a capacidade de se conectar à internet por meio de conexões Wi-Fi ou 3G e 4G nos parece essencial. Mas não é apenas com a internet que eles podem ser potentes para a educação, ainda há muito o que explorar nesses dispositivos quando estamos offline. Destacamos abaixo algumas dicas para utilizar os tablets sem conexão em sala de aula:

1 - Sincronize seus documentos com o Google Docs

Se você usa o Google Docs para criar textos, apresentações ou planilhas, ele automaticamente sincroniza seus documentos da nuvem com os do dispositivo. Assim, você consegue acessá-los mesmo sem ter conexão com a internet. E além disso, qualquer alteração que você realiza é automaticamente sincronizada com a nuvem quando o seu tablet se conecta à internet novamente.

2 - Viaje pelo mundo com o Google Earth

Embora o Google Earth funcione melhor quando conectado à internet, ele também grava as imagens que você visualiza no dispositivo. Assim, todas as imagens armazenadas podem ser visualizadas sem conexão! Nesse caso, é só visitar antecipadamente os locais que você pretende explorar com seus alunos para que as imagens fiquem gravadas no seu tablet. Uma ideia é utilizar o aplicativo para mostrar as diferenças entre formações geográficas de períodos distintos ou para visualizar cidades inteiras de cima, analisando seu planejamento urbano.

3 - Trabalhe diversos assuntos com o jogo Minecraft

Além de ser um dos jogos mais adorados pelas crianças e jovens, o Minecraft também é uma ferramenta educativa muito potente - já elaboramos até um infográfico mostrando várias maneiras de utilizá-lo para a educação - e que está disponível também para tablets. Embora o jogo seja melhor aproveitado no modo online, no qual é possível interagir com outros jogadores, ele pode ser usado no modo offline para passear por ecossistemas virtuais, trabalhar conteúdos como cálculos de área, perímetro e volume e construir mapas com os blocos. Se uma ferramenta estiver disponível para projetar a tela do tablet em uma tela grande, melhor ainda!

4 - Utilize os aplicativos educativos do Wolfram Alpha

O Wolfram Alpha é um instrumento que utiliza algorítmos computacionais para resolver problemas de matemática. Mas além disso, é uma ótima plataforma para o aprendizado. Ele possui uma suíte de aplicativos para tablets que podem ser aliados valiosos na hora de ensinar aritmética, teoria dos números, álgebra, física e até mesmo teoria musical! Embora alguns dos aplicativos sejam pagos, todos funcionam sem necessidade de conexão com a internet.

5 - Prepare seus alunos para o Enem com o Pense+ (ENEM)

Se os seus alunos vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, certamente é interessante revisar com eles questões de provas passadas. O Pense+ (ENEM) é um aplicativo que pode ajudar bastante nesse caso: ele contém mais de mil questões de provas desde 2007. Mesmo no modo offline, ele permite a realização de simulados e grava resultados para que os alunos possam acompanhar sua evolução. O app é gratuito para aparelhos que operam no sistema Android e pago para iOS.

6 - Explore a tabela periódica

Existem diversos aplicativos disponíveis tanto para Android, quanto para iOS, que trazem versões interativas da tabela periódica. O educalabs merece destaque, pois oferece uma tabela 3D que, além de trazer informações completas e visualizações esquemáticas de átomos de cada elemento, também permite organizá-los segundo características como eletronegatividade, ponto de ebulição e raio atômico. Para alunos já familiarizados com a tabela, o Tabela Periódica Quiz também é interessante: como o nome indica, é um jogo de perguntas e respostas com os elementos da tabela periódica e possui um ranking mundial dos melhores jogadores (embora esta última opção só funcione no modo online).

7 - Ensine o alfabeto de forma interativa

Crianças em idade de alfabetização podem se interessar ainda mais pelas letras com o ABC do Bita. O aplicativo disponível para dispositivos Android é um abecedário interativo, que utiliza desenhos para ajudar os pequenos a lembrar das letras. Cada uma das letras conta com alguma brincadeira, o que facilita o envolvimento da criança com o aprendizado e ajuda a tornar o processo de alfabetização mais lúdico.

8 - Aprofunde os conhecimentos em biologia

O jogo BioTest, desenvolvido pela Unicamp em parceria com a produtora Takase Dias, é uma ótima forma de revisar conteúdos de biologia. É um jogo semelhante à forca, mas com dicas e respostas relacionadas a essa disciplina. Ele está disponível em inglês e português, o que ajuda a ensinar termos específicos nas duas línguas. Outro app interessante é o Anatomia Humana, que traz modelos tridimensionais dos principais sistemas do corpo humano, além de textos explicativos sobre cada um dos órgãos retratados.

9 - Tire dúvidas de outros idiomas 

O aplicativo Ultralingua é uma mistura de dicionário e tradutor. Ele consegue detectar palavras em diversas línguas e, além de mostrar o significado delas, oferece traduções para outros idiomas. Muito útil para trabalhar falsos cognatos ou tirar aquelas dúvidas de vocabulário que sempre aparecem no cotidiano.

10 - Organize a sua agenda

Além dos inúmeros recursos educacionais que eles trazem, os tablets também são ótimas ferramentas de organização. A maioria deles já vem com algum aplicativo que permite organizar sua agenda para os próximos meses, planejando com os alunos as datas de provas e entregas de trabalho. Mas caso você sinta a necessidade de uma aplicação mais substanciosa para isso, o List Buddy permite a criação de um número quase infinito de listas, tarefas e compromissos, além de oferecer a opção de te lembrar dos compromissos com um dia de antecedência!


 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.