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sábado, 3 de janeiro de 2015

Criação gratuita de curso a distância já está ao alcance de qualquer usuário.



O TelEduc permite que o usuário crie seu próprio ambiente de estudos na web e armazene trabalhos e pesquisas
Criar um curso a distância demanda recursos para montar estrutura técnica e contar com pessoal capacitado, mas por meio do programa TelEduc, a dinâmica pode ser simplificada. Para quem opta por fazer download desta ferramenta, ao menos as questões técnicas estão resolvidas, pois os usuários podem criar gratuitamente ambientes virtuais de aprendizagem de simples utilização e amigáveis ao compartilhamento de conteúdos entre alunos e professor.

Os interessados têm à disposição guias e manuais explicativos, úteis para auxiliar a montagem do curso. A ideia é que qualquer pessoa com acesso a internet possa criar um curso na web, mas o TelEduc fornece opções suficientes para que possa ser utilizado também por instituições de ensino no desenvolvimento de cursos a distância.

No ambiente de aprendizagem online, o administrador pode compartilhar materiais didáticos, como textos, softwares e referências em vídeo retiradas da internet, além de exercícios didáticos. Para que todos os membros do curso possam se comunicar, o programa oferece uma gama de ferramentas, como o correio eletrônico, bate-papos e grupos de discussão.

A ferramenta nasceu no Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, em um projeto coordenado pela professora Heloísa Vieira da Rocha e desenvolvido com o auxílio de alunos da universidade. Atualmente, o TelEduc já é utilizado pela própria Unicamp, como apoio a disciplinas de graduação.

Organizando o curso

Ao gerenciar um curso, é essencial conhecer o perfil do público que vai participar das aulas. Segundo a professora Adriana Barroso de Azevedo, que coordena o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metodista de São Paulo, esse é um dos principais pontos que se deve levar em conta na hora de desenvolver as aulas na web. “Por atender pessoas de diferentes lugares e regiões, o ideal é que ele apresente exercícios que incentivem os alunos a trazer partes do seu cotidiano e da sua realidade para o curso”, afirma. Para Adriana, manter o interesse dos estudantes é um dos maiores desafios. Complementar as aulas com textos, podcasts e vídeos, entre outros conteúdos, é um caminho para montar um curso mais dinâmico e envolvente.

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