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sábado, 3 de janeiro de 2015

Conheça ferramentas que transformam tuítes em livro e veja como elas podem ser usadas em sala de aula.



Uma das características que fazem do Twitter um sucesso é seu dinamismo. Em outras palavras, cada visita à ferramenta proporciona o contato com novas notícias e informações. O outro lado disso é a dificuldade em acessar postagens antigas. As soluções que muitos usuários estão encontrando para sanar essa dificuldade são serviços que transformam os tuítes em livros.

As opções são diversas, como o Tweetbookz.com, o Twitario e o Tweetbook. Cada um com suas características, eles permitem que o dono de um perfil no Twitter compile tuítes para acessá-los posteriormente, em formato de e-book, PDF ou mesmo como um livro físico!

O Twitario transforma os tuítes de um perfil em um diário, com as postagens separadas cronologicamente

No caso do Twitario, o serviço transforma as postagens em entradas de um “diário pessoal”. Desta forma, é possível acessar o conteúdo em ordem cronológica. O diário gerado pode ser exportado em PDF ou como um e-book e compartilhado com outras pessoas.

Outra solução, ainda mais divertida, é a oferecida pelo Tweetbookz.com. Com a ferramenta, além de gerar um livro com as últimas 200 postagens do perfil, o usuário pode encomendar uma versão física do livro. O material é impresso em papel reciclado e enviado para qualquer lugar do mundo, e o pagamento é via PayPal. O serviço, que permite que se exclua tuítes na hora de gerar o livro, custa entre U$24,99 (capa dura) e U$14,99 (capa normal), mais frete.


Professores e tuiteiros

Há alguns usos pedagógicos para esses serviços. Para Mirna Tonus, professora de jornalismo na UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e responsável por um perfil ativo no Twitter (@mtonus), o docente pode pensar em diversas atividades, como convidar os alunos a tuitarem o conteúdo do curso durante um semestre, e compilar tudo como livro de anotações ao fim do período.

Outra opção levantada por Mirna é estimular o uso do Twitter para fins acadêmicos e promover, em sala de aula, uma discussão e a construção colaborativa de um “livro do semestre”, fruto da produção coletiva.

O professora conta também que já fez livros, principalmente como forma de sistematizar informações e postagens. “Com os livros, eu consigo ver tudo o que postei sobre jornalismo, por exemplo, com um simples control + f [atalho para a busca de palavras-chaves na maioria dos softwares, como Adobe Reader e Word]”, afirma.


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