Pages

sábado, 3 de janeiro de 2015

Como usar aplicativos para ensinar sobre sustentabilidade.



por Aline Aurili

Instigar noções de sustentabilidade em crianças é uma missão que pode contar com as TICs como aliadas nas atividades escolares. No caso específico dos aplicativos, há inúmeras opções para serem usadas em sala de aula e estimular uma relação mais consciente com a cidade e o meio ambiente. O Project Noah, por exemplo, traz a proposta de um “diário” de passeio ecológico, com uma interface intuitiva para tirar fotos e escrever descrições. O app (disponível apenas em inglês) ainda mapeia atividades que podem ser feitas em determinadas regiões.

Disponíveis para tablets e smartphones, os aplicativos podem ser utilizados como ferramenta tanto na sala de aula, quanto em trabalhos de campo voltados ao tema. “Utilizar os celulares para filmar, fotografar ou fazer uma gravação de voz são possibilidades para fazer uma pesquisa em uma atividade fora da escola, por exemplo”, explica Roseli de Deus, educadora especializada no uso de tecnologias na educação e coordenadora do LSI TEC – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico da USP.

“Hoje é muito provável que os alunos tenham seus próprios celulares já com dispositivos necessários para essas atividades, o que facilita muito o processo”, comenta Roseli, que defende a ideia dos alunos serem orientados pelo educador em projetos específicos, sem a necessidade de grandes estruturas para isso. “É importante que o professor trabalhe com eles, filtrando o que é feito, orientando e trazendo questões éticas com o andamento das atividades”, pontua.

Outro aplicativo que pode ser explorado na abordagem sobre sustentabilidade é o “Manual da Etiqueta Sustentável”, que reúne dicas sobre como mudar pequenos hábitos do cotidiano e colaborar com o meio ambiente. Para induzir a prática, a cada atitude sustentável do usuário, uma árvore virtual cresce, e assim a pessoa pode mapear sua eco-performance e compartilhá-la nas redes sociais.


 Encontre o aplicativo ideal para sua atividade

Green Genie - Reúne dicas de livros, sites e reciclagem, além de um glossário que explica termos relacionados ao meio ambiente. Também ajuda a calcular a quantidade de carbono liberada na atmosfera de acordo com seus hábitos.

Commute Greener - Mede a pegada de carbono de seus deslocamentos diários, independente do meio de transporte utilizado, oferece rotas mais eficientes e estabelece metas de redução das emissões do gás.Manual de

Etiqueta Sustentável - Traz dicas para mudar alguns hábitos diários referentes ao consumo de água, energia e reciclagem. Reúne cerca de 50 práticas sustentáveis e dá a oportunidade de compartilhar sua atividade nas redes sociais.

Green Tips - Parecido com o anterior, mas exclusivo para Android, oferece cerca de 150 dicas e também dá a oportunidade de compartilhamento nas redes.

Project Noah -  É como um “diário” de viagens e passeios ecológicos. Oferece campos para postagem de fotos e comentários e lista atividades relacionadas ao meio ambiente de uma determinada região.

Go Green - Sempre uma nova dica para você aplicar ao seu dia-a-dia. O interessante é que elas nunca se repetirão!

Green Outlet  - Pode te ajudar a economizar energia. Basta listar os aparelhos eletrônicos que possui em casa e quanto tempo eles ficam ligados e, assim, mostra o quanto você gasta e como pode planejar uma redução.

Pollution- Contém dados de mais de 1.300 cidades no mundo e apresenta o quão poluído é o ar de cada uma.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.