Desenvolvido na Unicamp,
o MiniMatecaVox é um recurso extra e interativo para educadores ensinarem a
disciplina.
por Aline Aurili
As tecnologias digitais já se consolidaram como importante
ferramenta para a inclusão de pessoas com deficiência e o Brasil não tem ficado
para trás quando o assunto é a criação de aplicativos: em março de 2013, o app
alagoano Hand Talk venceu o prêmio
WSA-Mobile, um dos maiores do mundo sobre tecnologias móveis.
Agora é a vez do MiniMatecaVox, desenvolvido na Unicamp pelo tecnólogo em informática Henderson Tavares de Souza e que deve auxiliar crianças deficientes visuais no aprendizado de matemática. Voltado para alunos com idade em torno de seis anos, o app traz uma série de atividades que não têm o intuito apenas de ensinar a disciplina, mas também promover a inclusão digital e a recreação.
Executado por meio de comando de voz, o aplicativo é simples de se usar e conta com vozes de crianças da mesma idade para tornar a experiência mais agradável e motivadora.
Segundo Henderson, a ideia para a criação do MiniMatecaVox surgiu de pesquisas que indicaram a carência de ferramentas especializadas no ensino de matemática para cegos. Seu estudo mapeou que 80% das escolas brasileiras ainda dependem de recursos visuais para o ensino, o que gera uma barreira para os mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no país, segundo dados do IBGE.
Mas é importante ressaltar que o software deve ser usado como um recurso complementar às aulas presenciais escolares. Com cerca de 300 atividades, ele traz um banco de 20 aulas que são executadas em duas horas cada uma, em média. Henderson explica que a programação da ferramenta foi pensada para que o estudante, guiado pelo educador, possa realizar as atividades que estão ligadas a um livro didático recomendado pelo Ministério da Educação (MEC).
Agora, o MiniMatecaVox é um dos 80 aplicativos do banco do sistema operacional Dosvox, também criado no Brasil, desenvolvido para que deficientes visuais possam utilizar o computador, baseado completamente em comandos de voz.
Agora é a vez do MiniMatecaVox, desenvolvido na Unicamp pelo tecnólogo em informática Henderson Tavares de Souza e que deve auxiliar crianças deficientes visuais no aprendizado de matemática. Voltado para alunos com idade em torno de seis anos, o app traz uma série de atividades que não têm o intuito apenas de ensinar a disciplina, mas também promover a inclusão digital e a recreação.
Executado por meio de comando de voz, o aplicativo é simples de se usar e conta com vozes de crianças da mesma idade para tornar a experiência mais agradável e motivadora.
Segundo Henderson, a ideia para a criação do MiniMatecaVox surgiu de pesquisas que indicaram a carência de ferramentas especializadas no ensino de matemática para cegos. Seu estudo mapeou que 80% das escolas brasileiras ainda dependem de recursos visuais para o ensino, o que gera uma barreira para os mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no país, segundo dados do IBGE.
Mas é importante ressaltar que o software deve ser usado como um recurso complementar às aulas presenciais escolares. Com cerca de 300 atividades, ele traz um banco de 20 aulas que são executadas em duas horas cada uma, em média. Henderson explica que a programação da ferramenta foi pensada para que o estudante, guiado pelo educador, possa realizar as atividades que estão ligadas a um livro didático recomendado pelo Ministério da Educação (MEC).
Agora, o MiniMatecaVox é um dos 80 aplicativos do banco do sistema operacional Dosvox, também criado no Brasil, desenvolvido para que deficientes visuais possam utilizar o computador, baseado completamente em comandos de voz.
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