Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

5 aplicativos educacionais para baixar agora.



O Instituto Embratel Claro fez uma seleção de apps úteis e inspiradores para você usar no seu dia-a-dia e para inspirá-lo a colocar as boas ideias em prática.
 

Já não é segredo nenhum que tecnologia e educação têm tudo a ver. Se você estava em busca de inspiração para desenvolver alguma ideia nesse sentido, selecionamos cinco soluções digitais que estão relacionadas ao mundo da educação. Confira:

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)

Lançado pela Academia Brasileira de Letras, o VOLP é o aplicativo ideal para aqueles momentos em que subitamente esquecemos como se escreve uma palavra. O aplicativo, disponível para dispositivos com sistemas Android e iOS, conta com quase 400 mil verbetes já atualizados para as regras previstas no Acordo Ortográfico. Para utilizá-lo, basta começar a escrever a palavra desejada para receber sugestões de ‘completar’, agilizando a pesquisa. Na Google Play Store, o VOLP já conta com mais de 50 mil downloads.

Read Me Stories

Disponível apenas em língua inglesa, o Read Me Stories é um aplicativo que oferece um novo livro infantil a cada dia! Ele é voltado para crianças que estejam em idade de alfabetização, já que os livros são todos bem simples e curtinhos (segundo o site do aplicativo, eles podem ser lidos em até 15 minutos). Muitos deles oferecem, também, um guia de leitura, que ilumina uma palavra por vez, e uma faixa de áudio que mostra para as crianças como as palavras são pronunciadas. Apesar de sua natureza infantil, alguns usuários da Google Play Store relatam usar o aplicativo para aprender inglês! Ele está disponível tanto para Android como para iOS, gratuitamente – mas conta, também, com algumas funções pagas.

Boa noitinha!

O Boa Noitinha! é um livro interativo, voltado para crianças com idades entre 1 e 4 anos, que ajuda a reforçar nelas a noção de que existe uma “hora de dormir”. Uma música tranquila acompanha uma narração em português que conta a história do fim de noite em uma pequena fazenda. A criança ajuda a apagar as luzes de todos os ambientes da fazenda, colocando os animais para dormir, e no final, quando ela percebe que ela é a única que ainda está acordada, ela é convidada a dormir também! Ele foi criado pela artista Heidi Wittlinger, que ganhou um Oscar em 2002 por um curta de animação, e foi nomeado o “Aplicativo do ano” pela Apple. Ele custa US$2,99 e está disponível para Android e iOS.

Feel The Music

Feel The Music é um jogo online que tem como objetivo ajudar os jogadores a aprimorar seu inglês. As letras das músicas vão aparecendo com lacunas na tela, e cabe ao jogar preenchê-las selecionando uma das opções oferecidas. No final de cada música, o jogador visualiza um relatório que mostra seu nível de conhecimento do idioma e recebe moedas com as quais pode comprar outras canções. O jogo foi produzido pela empresa Backpacker, que criou, ainda, o Mundo Virtual Backpacker (ainda em fase beta), no qual os jogadores podem treinar seu inglês passeando por uma versão digital de Nova Iorque.

Edmodo

O Edmodo é uma rede social criada especialmente para alunos e professores. A interface é semelhante à do Facebook, em um esforço de torná-la mais familiar para os estudantes, mas o Edmodo se diferencia por ser um ambiente privado e seguro: é necessário primeiro que o professor crie um perfil e uma sala virtual para a sua turma para que, então, os alunos possam entrar nela. Uma vez que eles tenham acessado, por computador ou dispositivos móveis, o professor consegue interagir com todos eles simultaneamente, estabelecendo calendários, dando notas, organizando fóruns de discussão e até acompanhando a frequência dos alunos. Para se ter uma ideia da eficiência do app, basta dizer que ele é utilizado oficialmente pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.