Pages

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

10 fontes essenciais de pesquisa online.



Saber como pesquisar e interpretar o conteúdo encontrado é essencial para o aprendizado. Confira 10 fontes de pesquisa online essenciais e entenda como utilizá-las.
Boas fontes de pesquisa são essenciais para um aprendizado completo. Ter conhecimento sobre como utilizá-las, citá-las e analisá-las possibilita que estudantes aprimorem suas habilidades e que professores obtenham sucesso no ensino de qualquer matéria. Se você deseja ter uma melhor compreensão sobre o assunto, sabendo como interpretar fontes primárias e conhecendo diferentes sites para ajudar em suas pesquisas, confira as dicas abaixo.
Confira 10 fontes essenciais de pesquisa online:
1. Biblioteca britânica
Neste site, estudantes e professores podem entrar em contato com mais de 30.000 itens encontrados na biblioteca britânica, ajudando os membros do corpo docente a terem maiores informações sobre os mais diversos assuntos.
2. Diferenças de fontes primárias e secundárias
No link acima, o usuário pode entender melhor as diferenças e as relações entre fontes primárias, que são registros originais feitos no momento em que um fato ocorreu, e fontes secundárias. Com isso, professores podem ter uma orientação mais completa sobre como analisar e utilizar esses recursos de pesquisa.
3. Fontes primárias para aulas de ciência
Neste link, professores podem encontrar sites dos mais diversos jornais com notícias sobre ciência, juntando fontes primárias e secundárias.
4. Segunda Guerra: questões sociais
Este site possui documentos de fontes primárias que dão descrições detalhadas do período da Segunda Guerra no qual japoneses-americanos eram encarcerados, ajudando os estudantes a entenderem importantes questões sociais e de justiça durante aulas de história.
5. Utilizando documentos de fontes primárias
No site acima, estudantes e professores podem analisar com mais precisão a utilização de fontes primárias e entender questões sociais a partir desses documentos históricos importantes.
6. Tratado de Versalhes
Este link disponibiliza diversos documentos de fontes primárias e secundárias que possuem informações sobre todo o contexto do Tratado de Versalhes e da Segunda Guerra, fazendo com que os professores possam passar um conteúdo mais completo aos estudantes, desenvolvendo habilidades de perspectiva, análise e pesquisa.
7. Análise de documentos: Grupo de educação de História da Universidade de Stanford
Para um entendimento mais claro de documentos de fontes primárias, a Universidade de Stanford disponibiliza no site acima lições sobre metodologia para análises de fontes primárias.
8. Citando evidências textuais
Para que estudantes possam entender a melhor maneira de citar fontes primárias em seus trabalhos e evitem cópias de outros documentos, o site acima disponibiliza lições sobre como e por que alunos devem citar seus recursos de pesquisa.
9. Sobre meteorologia
O link acima pode ser útil para pessoas em geral enão apenas para estudantes e professores. O site disponibiliza diversas fontes sobre meteorologia, como documentos da NASA, por exemplo, possibilitando um conhecimento mais amplo sobre o assunto.
10. Fontes primárias
Este link disponibiliza uma compilação de diversas fontes primárias com documentos dos mais variados assuntos.
  Fonte: Universia Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.