Pages

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

7 vantagens de utilizar recursos digitais na sala de aula.



Inovações tecnológicas podem trazer diversos benefícios, inclusive nos métodos de ensino. Confira 7 vantagens de utilizar recursos digitais na sala de aula e saiba mais.
Atualizar os métodos de ensino de uma instituição não é algo que depende somente do corpo docente ou dos alunos. É preciso que haja incentivo e recursos diversos que cooperem com essa situação. Porém, mesmo que a escola ou universidade na qual você leciona ainda não ofereça muitas inovações tecnológicas aos alunos, é importante saber quais são as vantagens do uso desses recursos digitais para que em algum momento eles sejam utilizados da melhor forma.
Confira 7 vantagens de utilizar recursos digitais na sala de aula:
1. Fácil organização de notas e pontos importantes
Com aparelhos digitais como tablets, os estudantes têm mais facilidade para organizar suas anotações e fazer marcações do que consideram mais importante. Além disso, quando eles precisam encontrar uma informação específica, a necessidade de percorrer por diversas páginas torna-se desnecessária, já que com ferramentas digitais isso é possível apenas utilizando recursos de busca por palavras-chave.
2. Acesso fácil a definições de palavras
Quando os estudantes se depararem com uma palavra que não sabem o significado, eles podem facilmente procurar pela definição online ou em aplicativos específicos.
3. Ajuda com pronúncia
Seja com o estudo de idiomas ou não, quando estudantes não souberem a pronúncia de uma palavra, é possível que eles utilizem recursos online que fazem a leitura da maneira correta.
4. Interpretações visuais
Em aulas que exigem que o conteúdo seja mostrado visualmente para ser compreendido com mais facilidade, os professores podem ajudar os alunos com imagens ou vídeos que expliquem de maneira visual.
5. Discussões
Com recursos digitais, os professores podem utilizar aplicativos para criar perguntas sobre assuntos que serão discutidos nas próximas aulas, compartilhando com a sala de maneira mais rápida e facilitando o momento da discussão em sala.
6. Manipulação visual do texto
Para os alunos que têm dificuldades de visão, aparelhos digitais podem ser a solução adequada, já que com eles existe a possibilidade de manipulação do tamanho da fonte do texto, facilitando a leitura.
7. Conferir e validar informações
Durante pesquisas, os estudantes têm a chance de conferir as informações que acabaram de ler ao procurar sobre o mesmo assunto em outras fontes, encontrando o que é válido ou não. Com livros ou revistas convencionais, essa tarefa não é realizada com a mesma facilidade.
  Fonte: Universia Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.