Pages

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Fique atento contra os vírus no Facebook.





A curiosidade do primo menor tornou Everton mais uma vítima dos vírus que se espalham cada vez mais rápido na maior rede social do planeta. Ao clicar em um suposto vídeo polêmico publicado no Facebook, ele teve a máquina infectada instantaneamente por um malware que, além de ter acesso aos dados do seu perfil, começou automaticamente a disseminar a praga para todos seus contatos.
"Fui avisado sobre um problema na página e depois percebi que ela enviava publicações pelo meu pefil que marcavam os amigos", conta Everton Muniz Jr, técnico em informática 
Com mais de um bilhão de usuários, a rede de Mark Zuckerberg se tornou alvo fácil para os criminosos digitais.
"Imagina que alguém posta um link para ver o último capítulo da novela. Então, como as pessoas são muito curiosas, acabam clicando. Aí o vírus baixado no computador se executa e a primeira coisa é replicar para todos os amigos do Facebook", explica Leonardo Bonomi, dir. Suporte e Serviços / Trend Micro.
Dentro da rede, o método de ataque é sempre o mesmo; o famoso “phishing”. Para quem nunca ouviu falar, a prática – como o próprio nome sugere, do inglês – tenta “pescar” a vítima através de mensagens ou publicações falsas. Quando o usuário é “fisgado” pelo vírus, sua conta no Facebook passa a encaminhar, automaticamente, mensagens e links para os amigos. Com o malware instalado na máquina, mais do que ter controle do perfil da vítima, os criminosos são capazes de conseguir nomes de usuários e senhas de qualquer site, inclusive dados de contas bancárias e cartões de crédito.
Normalmente, as ameaças surgem em notícias sobre morte de celebridades, fotos polêmicas ou escandalosas como nudez e traição e links “você viu o que falaram sobre você?”, “descubra quem te visitou, deletou ou bloqueou” e até na tentadora função “mude a cor do seu facebook” – isso não existe, são todas pegadinhas para fazer com que você caia na armadilha.
Mais do que um bom antivírus, o internauta precisa estar sempre atento e prevenido. Boas práticas são o mais recomendado para não se tornar mais uma vítima...
"Desconfie de promoções porque elas geralmente são iscas. Ninguém no Facebook pede RG, CPF ou coisa parecida. Também evite clicar em qualquer clique que pareça suspeito", Leonardo Bonomi, dir. Suporte e Serviços / Trend Micro.
Depois de infectado, se livrar da praga é trabalhoso e não depende só de você. Everton levou mais de dois meses para recuperar total controle do seu perfil no Facebook.
"Só eles podem bloquear a sua conta e remover o phishing. Foi o que eu fiz: divulguei aos amigos das redes sociais, manualmente, e depois reportei as divulgações indevidas", afirma Everton Muniz Jr, técnico em informática.
Recentemente, cresceu a circulação de um vírus no Facebook com poder de roubar dados e limpar contas bancárias de usuários. É o Zeus, um perigosíssimo criado em 2007, mas que voltou a atacar em 2013. Depois de instalado no computador, o malware fica quieto até o dia que o usuário resolve acessar o site de seu banco. Então o software malicioso entra em ação coletando os seus dados pessoais ou até mesmo criando uma página falsa do site de seu banco.
Se você não quiser ter dor de cabeça e fazer parte dessa estatística que cresce todos os dias, tenha cuidado. Use softwares de proteção no seu equipamento e desconfie – algumas vezes, até de publicações de amigos, afinal, eles também podem ter sido infectados. No olhardigital.com.br nós sempre damos dicas de como se manter seguro no mundo virtual e inclusive nas redes sociais. Acesse e confira as cartilhas de segurança para conhecer as melhores práticas até nos dispositivos móveis; fique ligado!
Acesse


http://olhardigital.uol.com.br/video/quais-sao-os-principais-virus-para-facebook/35850





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.