Ainda
que os números apontem grandes diferenças, a batalha é de gigantes. De um lado,
a rede de Mark Zuckerberg, com cerca de 1 bilhão de usuários; do outro, a
segunda maior rede social do planeta – o Google+, que vem conquistando e agradando
cada vez mais usuários - alguns, inclusive, “roubados” do Facebook.
Especialista
em redes sociais, a jornalista e blogueira Samantha Samegui tem perfil
cadastrado e usa “bastante” as duas redes sociais. No Facebook ela entrou há
muito tempo, principalmente para manter contato com amigos que fez no exterior.
Já o Google+ ela começou usar mais recentemente; há quase um ano.
A
jornalista, que escreve sobre comportamento e cultura para famílias, administra
algumas “fanpages” no Facebook, ainda que prefira a rede para manter contato
com amigos. Já no Google+, o uso é mais profissional – seu perfil já tem quase
400 mil seguidores.
Ela
explica que no Google+ há facilidade para se seguir assuntos "macro"
de interesse, e que agora ocorre um processo de criação de comunidades, que
eram bem famosas no Orkut e, no Facebook, são os grupos. "Agora a gente
pode importar a comunidade do Orkut e essa é uma ferramenta interessante: você
importa tudo o que tinha na sua comunidade (não todos os fóruns) e as pessoas
que faziam parte são convidadas a entrar na nova", comenta Samantha.
E por essa atividade intensa nas duas maiores redes sociais do mundo, ela conseguiu avaliar diferentes usuários e aplicações nas duas plataformas.
E por essa atividade intensa nas duas maiores redes sociais do mundo, ela conseguiu avaliar diferentes usuários e aplicações nas duas plataformas.
"Nas
comunidades é que há um foco e as pessoas conversam mais do que no Facebook. As
pessoas querem interagir; quando você posta um conteúdo, elas respondem",
diz.
Já
no Facebook, segundo ela, as pessoas até clicam ou curtem as coisas que você
publica, mas a maioria não interage – ou quando responde, acaba usando outro
meio para conversar.
Claro,
assim como a Samantha, já existe muita gente experimentando as duas
plataformas, mas ela acredita que a maioria dos usuários de uma ainda não
testou a outra.
"As
pessoas que usam as duas ainda não encontraram esse modelo, elas tentam repetir
o de um para o outro e eu não sei como elas vão encaixar. Eu acho que a
tendência é que elas acabem preferindo uma", opina a jornalista.
Talvez
o grande destaque do Google+ fique por conta de suas ferramentas e toda
integração com aplicativos do Google, como Gmail e Hangouts, por exemplo. O
Facebook tem chat em vídeo, mas a ferramenta não oferece as mesmas
funcionalidades do bate-papo em vídeo do Google+. Na rede do Google, os
usuários podem criar um "ponto de encontro" e conversar em grupo ou
assistir a um vídeo do YouTube juntos.
"O
Hangout é uma ferramenta que eu uso para as reuniões com a minha equipe que
estão em trabalho remoto, especialmente agora que eu estou em casa porque estou
em licença maternidade", comenta Samantha, que faz o alerta: "Quando
as pessoas migrarem, se elas migrarem, para o Google+, eu acho que ele tem
ferramentas por enquanto melhores."
Outra
diferença que vale destaque é o feed de notícias. No Google+ é mais fácil
receber atualizações sobre os assuntos que mais lhe interessam. É possível, por
exemplo, escolher temas como "tecnologia" ou "artes" e
saber tudo o que está rolando sobre o assunto sem ser interrompido por uma
publicação de um amigo ou uma foto.
Outra
constatação: o usuário do Facebook, hoje, está principalmente nos dispositivos
móveis como tablets e smartphones. Já no Google+, o uso ainda é maior no
computador.
Agora,
se tivesse que escolher...
"O
público ainda é maior e você encontra todo mundo lá. Enquanto o Facebook for o
lugar que você encontra todo mundo, ainda vai ser melhor, não há nenhuma
ferramenta que seja melhor do que as pessoas, porque você entra em rede social
pra ter contato com os outros."
E
você, o que prefere? Também já experimentou as duas maiores redes sociais da
atualidade, Facebook e Google+? Será que a plataforma do Google algum dia vai
superar a de Zuckerberg? Deixe sua opinião nos comentários. Participe, faça
parte da comunidade mais conectada do país e alimente mais uma saudável
discussão.
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