Pages

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Vídeo: crie seu site sem gastar nada.





Foi-se o tempo em que criar um site era muito caro e só para poucos desenvolvedores. Claro, páginas muito elaboradas e cheias de recursos – principalmente se forem profissionais – ainda merecem um investimento e bastante cuidado, afinal, o site é a “cara” da empresa. Mas para profissionais liberais e até para quem deseja criar um site por hobby, existem opções bem interessantes e fáceis para fazer um site sem gastar nada! E o “Olhar na Web” desta semana traz indicações de ferramentas para criar sua página sem colocar a mão no bolso.
Com uma ferramenta toda feita em HTML5 – a nova linguagem da web – o Wix vem se tornando cada vez mais popular; em sua homepage o número diz que mais de 30 milhões de sites já foram criados usando a plataforma. Totalmente em português, mas também disponível em outros idiomas, o site não requer qualquer necessidade de conhecimento em programação ou design. Com dezenas de templates gratuitos disponíveis, aqui tudo funciona no esquema “arrastar e soltar”; assim você constrói um site completo – página por página. Legal também é a versão para celular que você pode criar para sua página; e também  a integração com aplicativos e redes sociais disponíveis. 
Também em português, o Yola oferece uma ferramenta bem fácil de operar e ainda traz vídeos que explicam como criar um site gratuito e bem feito. Uma das últimas atualizações foi incorporar a conexão com as redes sociais. Aqui também tudo funciona com o “clicar, arrastar e soltar”; muito fácil e prático, sem a necessidade de qualquer experiência. Centenas de estilos customizáveis estão disponíveis para você dar o primeiro passo. Há funções para adicionar fotos, vídeos, mapas e muito mais. Interessante é que aqui, usuários avançados podem editar imagens online, assim como adicionar HTML, Javascript e editar CSS do site. Por último, você tem acesso a todas estatísticas do site.
Agora se você quiser criar um blog com “cara” de site, o Wordpress é o maior administrador e gerador de blogs que existe. Neste site você pode baixar de graça ou até comprar um template para criar seu blog. A ferramenta é um pouco mais difícil de usar, mas nada que poucas horas de dedicação não superem. Aqui, ao definir o estilo que deseja, é preciso seguir as dimensões rigorosamente. 
A verdade é que existem outros portais que oferecem a possibilidade de criar um site legal, com cara de profissional, totalmente de graça. Alguns até mostram dicas enquanto você constrói seu próprio site gratuito. A maioria oferece opção de criar um site para celular. E encontramos até outro 100% nacional, com opção gratuita para 15 dias de teste. Em todos os serviços, o domínio disponibilizado traz o nome da ferramenta utilizado, mas também todos oferecem opção paga para colocar um domínio próprio “.com” ou até “.com.br”.
E você, já tem seu site? Que tal começar a criar um agora mesmo? Os links você sabe onde encontrar: estão todos aqui, logo abaixo do vídeo desta matéria. Acesse, escolha o seu e mãos à obra. Ah, e se você já tiver usado alguma dessas ferramentas, conte sua experiência nos comentários. Participe e ajude você também quem ainda não decidiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.