Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Conheça o Tumblr e veja como ele pode ser usado na educação.



Com a possibilidade de publicação de fotos, gifs animados e de pequenos textos, o Tumblr é uma rede social que tem crescido significativamente entre jovens. Que tal pensar em formas criativas para usar esta ferramenta como apoio à prática pedagógica?

- por Aline Aurili -

 

O Facebook já é “coisa do passado” entre os adolescentes. Com o aparecimento frenético de novas redes sociais, os jovens reinventam constantemente suas formas de se comunicar. Há pouco tempo, indicamos aqui algumas maneiras de se utilizar o Twitter com os alunos. Agora, apresentamos o Tumblr, o microblog que já alcançou a 3ª posição no ranking de maiores redes sociais dos Estados Unidos e conta com cerca de 10 milhões de usuários no Brasil.

Explicar o Tumblr é simples: trata-se de uma mistura de blog com Twitter, usado basicamente para compartilhar textos, fotos e vídeos. Sua vantagem, em relação a um blog comum, é o uso das hashtags, que podem ser muito úteis quando o assunto é educação.

Alguns caminhos são possíveis para se explorar a plataforma como ferramenta de apoio à prática pedagógica. Os professores podem utilizar o Tumblr para interagir com a turma e para compartilhar ou pesquisar conteúdos, referências e boas experiências didáticas.

Uma das maneiras para se começar é criar um canal para publicar materiais e exercícios relacionados às aulas, como um vídeo ou um infográfico que podem ser úteis para o aluno. Desta maneira, o microblog seria uma “extensão” da sala de aula.

Se a ideia for promover maior interação entre os estudantes, o professor pode criar uma conta para a turma e produzir um jornal escolar, no qual os alunos devem divulgar materiais elaborados por eles – como fotografias, vídeos e pequenos textos produzidos de acordo com uma pauta combinada com toda a classe e com uma periodicidade de atualização.

Outra possibilidade é criar enquetes na rede social. O Tumblr permite que você faça perguntas para qualquer um responder e, assim, é possível testar o conhecimento dos alunos ou fazer uma pesquisa sobre próximas atividades que pretende oferecer, contando com a opinião dos jovens. É importante lembrar que o uso das hashtags é sempre bem-vindo.

Por fim, fique sempre atento a outros perfis educacionais presentes na rede social. Ao entrar, procure a tag Educação e você encontrará bibliotecas, universidades, educadores e outras escolas que estão compartilhando conteúdos que podem servir como inspiração para planejar as suas aulas.

Não existem fórmulas corretas para utilizar a ferramenta com os alunos, nem com esta e nem com qualquer outra rede social. Mas como disse Martha Gabriel, em nossa reportagem da série Pensadores TIC, “é preciso experimentar para encontrar um caminho de sucesso”.


 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.