Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Utilize o Youtube como ferramenta educacional.



O Youtube se tornou uma das mais importantes plataformas de buscas no Brasil e no mundo. Saiba como utilizá-lo para a educação com o Youtube Edu e mais 13 canais de educadores.

- por Aline Aurili -

 

O Brasil é o segundo maior país em número de usuários do YouTube, segundo o estudo Comscore divulgado em junho deste ano. Somos o 9º produtor de conteúdo em todo o planeta para a plataforma de vídeos. De 2011 para 2012, o consumo de vídeos no Brasil cresceu 18% e o Youtube é, hoje, a segunda maior plataforma de buscas, depois, é claro, do Google.

Com esta ascensão da ferramenta, educadores começaram a produzir conteúdos para engajar os alunos e criar maneiras mais interativas para incentivar o estudo fora da sala de aula.

Um dos principais exemplos deste novo cenário é o canal Youtube Edu, criado em uma parceria do Google com a Fundação Lemann. Por enquanto, o canal conta com vídeos segmentados em Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, feitos por diversos usuários da rede e selecionados graças à curadoria de professores especialistas.

Veja abaixo cinco dicas para utilizar o Youtube Edu e conheça outros 13 canais educacionais que podem ajudar no seu planejamento.

Como utilizar o melhor do Youtube Edu

1. Escolha os vídeos de acordo com a disciplina e com os grandes temas. A plataforma separa, na coluna à esquerda, os vídeos de cada uma das matérias. História e Geografia ainda não são contempladas no canal. Como não há classificação dos vídeos por série, utilize o currículo da sua escola ou os PCNs para fazer uma busca por palavras-chave e encontrar os vídeos mais adequados para os seus alunos.

2. Na coluna à direita, você pode encontrar os canais relacionados ao Youtube Edu, com vídeo-aulas dessas e de outras disciplinas, além de canais de vídeo dedicados ao Ensino Superior, que tratam de temas transversais e ajudam a capacitar educadores para o uso de outras ferramentas – como o Photoshop, por exemplo.

3. Para receber as atualizações do canal periodicamente, clique em inscreva-se e o Youtube Edu sempre aparecerá para você. Além disso, você passa a receber as novidades do canal por e-mail, semanalmente.

4. Também é possível ser um educador parceiro da plataforma, clicando em Faça parte do Youtube/Edu. Assim, você vai ajudar a produzir os vídeos ou a fazer a curadoria dos conteúdos.

5. Na aba discussão, comente e fique ligado nos comentários de outros educadores. Você pode encontrar professores da mesma área e trocar experiências ou materiais de referência.

Conheça outros canais de educação no youtube

1. Fabris Física 

2. Física Total

3. Matemática Rio 

4. José Fernando Grings

5. Me Salva! 

6. Paulo Jubilut

7. Química Total – Prof. Paulo Valim

8. Aula do Guto 

9. Aulaqui Literatura

10. Gramática em vídeo – Prof. Fábio Alves

11. Só Geografia 

12. História Digital 

13. Max Castro – História e Humanidade 


 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.