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terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Plataforma educacional iTunes U agrega conteúdos nacionais.



Um dos maiores bancos de conteúdo educacional do mundo, o iTunes U, conta com conteúdos produzidos por instituições educacionais brasileiras
- por Aline Aurili -

 


Imagine ter conteúdos educacionais, feitos por professores do mundo inteiro, a poucos clicks de distância? Uma das maiores plataformas educacionais do mundo, o aplicativo iTunes U, está mostrando que esse desejo já é real. E-books, vídeo-aulas, infográficos, reportagens, palestras e até cursos inteiros desenvolvidos por instituições de diversos países, como Stanford, Yale e MIT, estão disponíveis na ferramenta, que é gratuita e atende disciplinas desde o Ensino Básico até a pós-graduação.

Além das universidades, também é possível encontrar conteúdos de museus e bibliotecas, como o Museum of Modern Art (MoMA) e a New York Public Library. A ferramenta permite que os estudantes incluam notas e compartilhem os conteúdos estudados por e-mail e nas redes sociais. Os últimos conteúdos estudados ficam armazenados e ainda é possível organizá-los de acordo com o plano de estudos.

No Brasil, uma das instituições convidadas a participar e desenvolver conteúdos para o iTunes U foi a Rede de Colégios do Grupo Marista, com cursos, e-books e vídeo-aulas, que estão disponíveis para download e também são utilizados nas aulas das escolas da Rede.

“Nós começamos a abrir os olhos para as tecnologias e isso resultou em alterações em toda a rede de colégios”, aponta Flávio Sandi, diretor educacional da Rede de Colégios do Grupo Marista. Com o desenvolvimento dos conteúdos para a plataforma, os educadores das escolas passaram a trabalhar com dispositivos móveis e participam de formações presencias e por videoconferência para que entendam e utilizem melhor a plataforma com os alunos. Até o momento, alguns dos materiais produzidos pelas escolas já contam com mais de 18 mil downloads no aplicativo.

Por enquanto os professores das escolas desenvolvem os conteúdos que serão inseridos na plataforma, mas um próximo passo desejado é que os próprios alunos compartilhem os materiais produzidos em sala de aula. “Nós precisamos primeiro nos familiarizar plenamente com as tecnologias para, depois, passar este conhecimento. É um processo longo”, explica Flávio. Uma curiosidade compartilhada pelo diretor foi o fim dos laboratórios de informática das escolas a partir da compra dos tablets. “Foi um movimento disruptivo, com o uso dessas tecnologias móveis os laboratórios com desktops se tornaram obsoletos”.

Os Colégios Maristas contam com uma página própria dentro do iTunes para que pais, educadores e alunos de todo o mundo possam conhecer mais sobre as iniciativas da rede dentro da plataforma.

Para saber mais sobre os conteúdos e como o aplicativo pode ser utilizado dentro e fora da sala de aula, acesse: http://www.apple.com/br/apps/itunes-u/ 

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