Pages

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como criar infográficos em poucos passos.


A necessidade de criar infográficos existe tanto na vida acadêmica quanto na profissional, mas não são todos os que dominam a criação de tais apresentações. Existem meios de se criar esses infográficos através de aplicativos, mas muitas vezes eles acabam se mostrando confusos.

Pensando nisso, foi criado o PikToChart, um site que apresenta vários modelos de infográficos que podem ser personalizados e se encaixam dentro da sua necessidade. O serviço apresenta três modalidades de uso: gratuita, mensal e anual. Mostraremos o que você pode fazer com os temas presentes na versão sem custos do PikToChart.

1) Escolhendo o tema do infográfico


Na versão gratuita do PikToChart são disponibilizados cinco temas que podem ser personalizados.

Escolhendo um deles, você verá a tela de configuração do tema, na qual você poderá personalizar as informações e incluir ou excluir elementos.

2) Criando o infográfico


Como você já escolheu o tema que mais se adéqua ao projeto que você tem em mente, chegou a hora de deixá-lo do jeito que você quer.

Note que existe uma coluna na esquerda da tela que mostra opções como “Tools”, “Add Shapes”, “Add Graphics”, “Add Text” e “Theme Graphics”. Explicaremos o que cada uma pode oferecer.

2.1) Tools


Em “Tools” (Ferramentas), você tem três opções: enviar imagens do computador para o infográfico, criar um grupo de imagens (apenas na versão paga) e criar gráficos com dados que podem ser incluídos na hora ou através do envio de um arquivo criado anteriormente.

2.2) Add Shapes


Em “Add Shapes”, você pode incluir formas ao seu infográfico, além de imagens pré-determinadas pelo PikToChart. Todas as figuras são incluídas em um tamanho consideravelmente grande, podendo ser redimensionadas conforme o seu desejo.

2.3) Add Graphics


Em “Add Graphics”, você pode incluir imagens pré-determinadas, como ícones do Facebook, Google + e Twitter.

2.4) Add Text


Caso você precise de mais campos de texto no seu infográfico, nessa área você pode escolher o tipo que deverá ser incluído. É possível escolher entre modelos de títulos, subtítulos e campos completos de texto.

2.5) Theme Graphics


Neste campo, você pode incluir imagens próprias do tema que você escolheu para o seu infográfico. Aqui, você encontra pontos de ligação entre tópicos e outras figuras. Elas podem ser adicionadas apenas arrastando-as até a imagem principal.

3) Salvando o seu infográfico


Caso você tenha muitas informações pendentes para incluir no seu infográfico, é possível realizar o armazenamento do projeto na sua conta, escolhendo o botão “Save”, que fica na barra superior da janela.

Mas digamos que você tenha finalizado o projeto e gostaria de levá-lo consigo. Você pode fazer isso clicando no botão “Download as”. É possível salvar o infográfico apenas como um arquivo de imagem PNG. Outro fator que pode incomodar algumas pessoas (mas é facilmente contornável) é que o projeto feito dentro do modo gratuito traz uma marca-d’água do PikToChart.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução / PikToChart)

Agora que você sabe o que pode ser feito dentro do PikToChart, é só sair criando infográficos para o seus projetos pessoais ou profissionais.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.