Pages

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O que são Fotologs?


Os fotologs funcionam como uma ramificação dos blogs. Depois de conseguir espaço na web para publicar suas idéias, contar suas histórias, os internautas passaram a aprimorar sua interação com os blogs, o que os levou à busca por inovar a maneira como seus textos eram postados.

Alguns pretendiam deixar seus blogs mais leves e interessantes e menos cansativos, outros preferiam mostrar uma imagem a escrever um texto. Para isso, passaram a inserir nos blogs elementos gráficos, cores e os tipos de fontes diversificados e imagens, além de outros elementos. No entanto, a tarefa não era fácil e muitos blogueiros não tinha conhecimento técnico para inserir esses elementos por meio de códigos de programação.

Enquanto ocorria essa transformação no mundo virtual, no mundo real outras transformações aconteciam. A tecnologia avançou e os equipamentos digitais tornaram-se mais populares e acessíveis às pessoas. Dentre esses equipamentos digitais que popularizaram-se, um merece destaque por ter contribuído para a criação dessa necessidade de publicar, além de textos, imagens na Web: a câmera digital.

Com a popularização das câmeras digitais ficou muito mais fácil capturar fotografias. Agora sem a necessidade de dispender dinheiro para comprar ou revelar os filmes fotográficos e com a facilidade de manuseio desses equipamentos, as pessoas voltaram-se mais para a questão da imagem e da fotografia. Em vez de tirar 12, 24 ou 36 fotos em determinada ocasião, as pessoas passaram a tirar dezenas e às vezes centenas de fotografias. Em vez de escolher os melhores momentos para as fotos, as pessoas passaram a tirar muitas fotos para escolher depois as melhores. A facilidade de fotografar oferecida pelo equipamento digital associada à facilidade de passar as fotos para o computador fez esses novos usuários interessarem-se por expor suas fotografias de maneira que outras pessoas pudessem ver.

Dessas necessidades surgiu o fotolog, ou flog. Uma espécie de blog fotogrático, isto é, baseado em fotografias. Em vez de as pessoas postarem textos ilustrados com imagens elas passaram a postar imagens legendadas. No flog predominam as fotos, em geral acompanhadas de legendas. Assim como os bloggers, os sites de hospedagem de flogs são fáceis de utilizar e oferecem uma gama de funcionalidades, como a manutenção de uma lista com os últimos flogs atualizados e o espaço reservado para o comentário de outras pessoas etc. Segundo a Wikipedia, “num flog, o principal objetivo é compartilhar imagens de maneira interativa, já que as pessoas que visitam o site geralmente podem fazer comentários, sugestões ou críticas.”

Os fotologs têm formato relativamente padronizado e não permite alterações profundas no aspecto visual geral das suas páginas. Assim como os blogs, os flogs também evoluíram e deixaram de ser apenas uma maneira de mostrar as fotos para os amigos, para a família. Atualmente, muitos flogs são tratados mais profissionalmente funcionando como vitrine para a mostra de artistas e fotógrafos. O tom do fotolog varia de acordo o autor, exatamente como acontece no blogs.

Uma diferença primordial entre os flogs e os blogs é que estes últimos não oferecem restrições enquanto os fotologs em geral limitam o número de fotos que poderão ser postadas diariamente e oferecem um serviço pago mais completo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.