Pages

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Aplicativos do Linux Educacional 3.0


No Linux Educacional 3.0, no menu Gráficos são encontrados aplicativos para edição de imagens e criação de desenhos no computador.

Com essas ferramentas o professor pode trabalhar com expressão gráfica e edição de imagens, propondo releituras de obras, desenhos livres e/ou plantas baixas.

O menu conta ainda com aplicativos funcionais que auxiliam a capturar telas e digitalizar imagens com ajuda de scanner.

Os editores de imagem disponíveis no Linux Educacional 3.0 são o GIMP, o KolourPaint e o Inkscape.

O GIMP é o editor mais completo. Muito próximo do Adobe Photoshop, possui funções de edição e manipulação de fotos e diversos efeitos, como sombreado, borrar etc. O GIMP permite ainda combinar desenhos utilizando camadas e a conversão de arquivos de imagem para diferentes formatos.

O KolourPaint possui menos funções, mas é mais simples de ser utilizado. A Interface é parecida com a do programa Paint do Windows. Ideal para desenhos simples, ele permite ainda colar e editar telas captadas por meio do Ksnapshot.

O Inkscape é um editor de imagens vetoriais, o qual gera e edita imagens a partir de pontos e suas coordenadas. Esse programa é mais utilizado para desenhos técnicos e artísticos mais complexos.

O Editor de PDF (PDF Editor) permite a alteração de documentos em PDF como se fossem imagens. Com ele, é possível grifar partes importantes, deletar partes selecionadas ou mudá-las de lugar, entre outras possibilidades.

O Digikam é um gerenciador de fotos, ou seja, esse aplicativo organiza as coleções de fotos do computador e centraliza o acesso. Também funciona como driver para qualquer câmera digital que for conectada no computador por uma porta USB.

O Muan é um manipulador de animações que funciona pelo sistema quadro a quadro. Sua interface é simples. Desenvolvido com a finalidade de ser utilizado em atividades educacionais, o Muan permite a visualização de animações ou a capturação de vídeos a partir de câmeras digitais ou webcams conectadas ao computador. Contudo, o Muan não cria imagens, é preciso sempre importá-las para o programa. Essas imagens podem ser desenhos digitalizados através de um scanner, criados em algum editor de imagem ou fotos digitais.

O Ksnapshot é um programa de captura de telas do computador, substituindo o botão de PrintScreen do teclado, o qual não funciona no sistema operacional Linux. Para capturar telas do computador, basta abrir o aplicativo e clicar em "Novo snapshot". Após, aparecerá uma miniatura da tela que foi capturada. Você pode escolher entre "salvar como"; "copiar para área de transferência", para colar em algum editor de imagem; ou ainda a opção "imprimir". Também há a possibilidade de escolher o modo de captura e o tempo que você deseja que o programa espere para capturar a tela desejada.

O Kooka é um aplicativo que permite o uso de scanners conectados ao computador para digitalizar imagens, sem a necessidade de instalação de driver específico.

O Gwenview é um visualizador de imagens. A vantagem é que o usuário pode visualizar pequenas amostras das fotos de uma pasta. Sem  possibilidade de edição, o Gwenview permite apenas que sejam inseridos comentários sobre cada foto.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.