As
ferramentas colaborativas são softwares que
auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca,
por meio do trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum. A
partir da produção coletiva proporcionada por tais ferramentas, é possível
compreender que novas formas de cooperação,
construção do conhecimento, inteligência coletiva e atividades de colaboração podem
ser potencializadas.
O suporte ao trabalho em grupo acontece na superação de limitações geográficas e temporais, de modo que o partilhar de informações possa ocorrer a qualquer tempo e lugar, dinamizando o processo de tomada de decisões. Em geral, essas ferramentas permitem a comunicação através de chat, vídeo, áudio-conferência, ou uma combinação desses recursos. Como apoio à produção coletiva, algumas ferramentas oferecem ainda possibilidades de interação por meio de funcionalidades de texto, quadro branco, diagramas, desenhos ou apresentações.
O suporte ao trabalho em grupo acontece na superação de limitações geográficas e temporais, de modo que o partilhar de informações possa ocorrer a qualquer tempo e lugar, dinamizando o processo de tomada de decisões. Em geral, essas ferramentas permitem a comunicação através de chat, vídeo, áudio-conferência, ou uma combinação desses recursos. Como apoio à produção coletiva, algumas ferramentas oferecem ainda possibilidades de interação por meio de funcionalidades de texto, quadro branco, diagramas, desenhos ou apresentações.
Conforme a função e o objetivo, as ferramentas
colaborativas estão divididas em algumas categorias. Abaixo, identificamos
algumas, com exemplos:
Ferramentas de comunicação:
Ferramentas de comunicação:
§ Áudio e
Vídeo-conferência - Skype, Windows Live, GTalk;
§ Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting,
Breeze, Netmeeting;
§ Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ.
Ferramentas de escrita:
§ Google Docs, Wikispace, Twiki, Media wiki, PB wiki, PBworks, Blog;
§ Dimdim, Showdocument, Dabbleboard, Breeze, Adobe Pro Meeting, Google
docs desenho.
Ferramentas de grupos:
§ Google grupos, Yahoo
grupos, Windowslive.
Ferramentas de publicação de áudio e vídeo:
§ Google vídeo,
Youtube, Teachertube, UStream, Vimeo, Animoto;
§ Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting,
Breeze, Netmeeting;
§ Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ.
Ferramentas de escrita:
§ Google Docs, Wikispace, Twiki, Media wiki, PB wiki, PBworks, Blog.
§ Dimdim, Showdocument, Dabbleboard, Breeze, Adobe Pro Meeting, Google
docs desenho.
Ferramentas de grupos:
§ Google grupos, Yahoo
grupos, Windowslive.
Ferramentas de publicação de áudio e vídeo:
§ Google vídeo,
Youtube, Teachertube, UStream, Vimeo, Animoto.
Dentre essas ferramentas, destacam-se o Google Docs e o Blogger. O Google Docs possibilita a construção coletiva de planilhas, apresentações e formulários. Ao permitir que os alunos editem simultaneamente um mesmo documento, o Google Docs torna-se uma ferramenta adequada para trabalhar no laboratório de informática. Visite a página oficial do programa (em inglês) Google Docs, e para instalar e conhecer suas funcionalidades, acesse o Tutorial.
O Blogger é uma ferramenta que permite a criação de Blogs, favorecendo a investigação e intervenção nos textos por meio de comentários. A criação de blogs, por parte dos alunos, pode proporcionar o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao letramento digital: pesquisar (síntese e análise crítica), publicar conteúdos (autoria), comunicar (interatividade) e aprender em rede (cooperação e colaboração). Visite a página oficial do programa (em inglês) Blogger, e para instalar e conhecer suas funcionalidades, acesse o Tutorial.
A aplicação de ferramentas colaborativas nas práticas pedagógicas permite que os alunos participem de processos de aprendizagem no qual a mediação do outro é fundamental, uma vez que possibilita o questionamento e a reflexão. Portanto, são aconselháveis em diversos momentos e adequadas a todas as disciplinas.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.