Pages

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Compreendendo os Objetos de Aprendizagem.


Objetos de Aprendizagem são recursos educacionais, que podem ser desenvolvidos em diversos formatos e linguagens, com o objetivo de mediar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, uma animação, uma simulação, um texto, uma imagem, uma página html, vídeos, etc.

Na literatura é possível encontrar diferentes denominações para os objetos de aprendizagem, tais como: objetos educacionais, objetos de conhecimento, componentes de software educacional, conteúdos de objetos compartilháveis, objetos de aprendizagem multimídia, entre outros. Porém, todos eles compartilham da mesma característica: a capacidade de
reutilização.

Essa flexibilidade de uso e reuso proporcionada pelos OAs pode favorecer
práticas pedagógicas que alcancem significativos avanços no processo de construção do conhecimento. Porém, para que esses recursos auxiliem efetivamente a prática pedagógica, o professor precisa ter claro o seu objetivo, pois não há uma fórmula sobre como escolher o melhor Objeto e fazer uma aula a partir dele, já que o que fará dele o melhor recurso é justamente a forma como será utilizado.

O diferencial no trabalho com os OAs é o planejamento, uma vez que é ele que dá a intencionalidade para o uso do material digital. É preciso, portanto, primeiramente planejar a estrutura da prática pedagógica que se pretende desenvolver. Paralelamente, deve-se selecionar os conteúdos a serem trabalhados nessa prática. E, por fim, definir os recursos digitais que serão utilizados. Não esqueça que o mais importante é a integração do planejamento pedagógico com o recurso tecnológico, tendo por base os conteúdos em estudo pela turma. Para auxiliar no planejamento e no uso do OA,
clique aqui, assim, você terá a oportunidade de conhecer alguns tópicos que poderão servir como norteadores para sua prática.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.