Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Rede une experiências de educação alternativas.



No Reevo, professores de todo o mundo podem publicar histórias e experiências didáticas bem-sucedidas, para inspirar colegas e trocar informações.
por Paula Nadal

A gente já falou aqui no blog sobre o Mapas Coletivos, um site onde é possível se cadastrar gratuitamente para contar histórias e compartilhar dicas sobre diferentes cidades. Tudo, em um mapa interativo.

Agora você vai conhecer o Reevo, uma rede que serve para mapear e documentar iniciativas educacionais alternativas e bem-sucedidas nos países que falam português e espanhol.

Qualquer pessoa pode ser voluntária da plataforma. Basta ter a vontade e a disciplina para visitar essas escolas e espaços educativos, registrar tudo na rede e participar, com regularidade, de ações nas comunidades locais. Já há vários colaboradores (ou ativistas, como são denominados no site) brasileiros.

O Reevo contém um blog, com notícias sobre o projeto e a temática, crônicas e artigos de seus colaboradores; uma ferramenta de rede social, para que os usuários fiquem em contato e possam trocam referências e conhecimento adquirido; um mapa e um centro de produção colaborativa de conhecimento, onde as experiências educativas são, de fato, registradas. A ferramenta funciona, mais ou menos, como a Wikipedia, onde o conhecimento pode ser ampliado e editado a cada nova descoberta.

Além disso, tudo o que é publicado no Reevo está em Copyleft, ou seja, todo o conteúdo fica livre para ser utilizado e reproduzido em outros idiomas. Quanto mais colaborativo, melhor!

Que tal experimentar?


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.