Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Rede social estimula o aprendizado colaborativo.



Conheça o Passei Direto, uma plataforma digital criada por ex-alunos da PUC-Rio que conta com milhões de estudantes universitários

por Gustavo Sumares

Segundo as pesquisas TIC Educação e TIC Kids Online 2013, lançadas no começo de novembro, os alunos estão cada vez mais conectados e 79% das crianças e adolescentes que têm acesso à internet têm também pelo menos um perfil em redes sociais. Buscando aproveitar o potencial educativo dessa tendência, dois ex-alunos da PUC-Rio criaram a rede social Passei Direto, para auxiliar os jovens no estudo.

Na plataforma, o estudante pode participar de discussões, fazer perguntas, compartilhar materiais de estudo (como provas e trabalhos) e se beneficiar da inteligência colaborativa. A rede social possui até mesmo um sistema de “gamificação”, que atribui pontos aos usuários cujos arquivos são mais acessados e recomendados.

Além disso, o site também possui uma seção que tem como objetivo conectar os estudantes universitários com o mercado de trabalho, a Passei Direto Jobs, que seleciona os estudantes com maior potencial para as empresas. Segundo Rodrigo Salvador, cofundador e gestor do Passei Direto, esta “é a primeira plataforma 100% focada em oportunidades (estágios, programas de trainee e empregos) para universitários e jovens profissionais”.

Quando o assunto é vestibular, a rede oferece acesso a diferentes grupos de discussão e arquivos para diversas disciplinas do Ensino Superior. Segundo Salvador, “os cursos mais populares na Passei Direto são igualmente os de maior procura nos vestibulares: Administração, Direito, Medicina e Engenharia estão no topo da lista”.

O site também aproveita a sua ampla base de usuários para pesquisar como os jovens estudam nos dias de hoje. Uma pesquisa realizada recentemente, com 2.143 universitários que usam a rede social, mostrou que quase todos (94,5%) possuem acesso à internet pelo celular. O estudo revelou também que 87% dos participantes utilizam o dispositivo para fazer buscas relacionadas às disciplinas. Como uma última consulta, 58% afirmaram utilizá-lo antes das provas e 13% disseram que também usam o Whatsapp para trocar informações com os colegas sobre os estudos.

Neste mês, a Passei Direto também organizou, em parceria com a PUC, o primeiro hackathon em uma universidade brasileira. Durante o evento, estudantes de administração, design e informática tiveram três dias para desenvolver soluções tecnológicas em forma de aplicativos.

O rápido crescimento da plataforma atraiu investidores como o Grupo Xangô, focado em projetos online inovadores. Atualmente, a rede conta com quase dois milhões de usuários cadastrados e mais de trezentos mil arquivos disponíveis. 


 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.