Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Programaê!





A Fundação Lemann e a Fundação Tefefônica lançam hoje o Programaê!, um movimento para aproximar a programação do cotidiano dos jovens e crianças no Brasil. O site do projeto já está no ar http://programae.org.br  e o projeto atua com duas frentes principais: de mobilização em torno do tema e de ensino e aprendizado de programação de fato, em escolas, ONGs ou clubes de programação.
Ir para a escola, assistir a uma aula, estudar e aprender. Na maioria das vezes, os sentimentos que esses verbos despertam não são os mais fáceis e divertidos. Geralmente, associamos os processos de aprendizado a memórias ruins e cansativas. É que as formas de aprender nem sempre colocam o indivíduo na posição de sujeito, de autor.
Nós acreditamos que programar nada mais é do que ensinar o computador a fazer o que quisermos que ele faça. É a máquina que aprende com o humano a realizar tarefas incríveis e não o contrário. Para isso, máquina e autor precisam apenas falar a mesma linguagem – a da programação.
Para aprender a programar disponibilizamos ferramentas online, gratuitas e totalmente traduzidas para o português, como Scratch, Codecademy e Khan Academy, dentre outras. Também oferecemos formação para quem quer ensinar programação e facilitamos pontes para programadores experientes apoiarem monitores e professores. Já temos hoje 250 jovens e crianças aprendendo programação por meio da iniciativa.
Além de empoderar cada pessoa a ensinar seu computador, queremos agregar cada vez mais gente valorizando a programação como uma habilidade para mudar não só a internet, mas o mundo: seja resolvendo problemas sociais e urbanos, empreendendo, realizando sonhos e desafios pessoais ou conquistando um bom emprego. Se você quiser se juntar a nossa campanha, baixe o material neste link (http://we.tl/a0N8V8sq2Q) e responda a pergunta: O que você ensinaria o seu computador a fazer? #programae #ensineumcomputador http://programae.org.br/ensineumcomputador

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.