Com a rapidez da internet e das redes sociais, cada vez
mais as novas gerações se comunicam através de imagens, textos curtos e vídeos.
Aliando recursos gráficos com informações textuais, os infográficos se
transformam, a cada dia, no principal formato de conteúdo compartilhado e
consumido pelos jovens.
Esta transformação já começa a ser sentida na sala de aula. Sintian Schmidt, assessora pedagógica de informática educativa em Caxias do Sul, conta que a utilização de infográficos já aparece em diversos cursos de formação continuada para professores da rede pública do município.
Esta transformação já começa a ser sentida na sala de aula. Sintian Schmidt, assessora pedagógica de informática educativa em Caxias do Sul, conta que a utilização de infográficos já aparece em diversos cursos de formação continuada para professores da rede pública do município.
Conheça
algumas ferramentas e referências de infográficos
- Easel.ly
- Venngage
- Infogram
- Piktochart
- Infográficos da BBC
- Infográficos recomendados pelo Brainstorm9
“Com novas ferramentas e softwares, como o Prezi, por exemplo,
sentiu-se a necessidade de novas formas de se expressar. A ideia é que não se
repetisse antigo formatos em novas ferramentas”, conta. Neste sentido, o
formato de infográfico supriu muitas das demandas dos professores.
No entanto, Sintian afirma que há pouco conteúdo sobre infográficos voltado para a educação. Desta forma, os professores que procuram se aprofundar na construção e aplicação infográficos na escola acabam enfrentando dificuldades na hora de transpor esta linguagem para a sala de aula.
Tenha
em mente na hora de montar seu infográfico
No seu blog, Sintian destaca
diversas referências e pesquisas desta área. Veja algumas dicas que ela citou
sobre como construir e ler um infográfico:
- A leitura de um infográfico é um processo dinâmico que estimula a investigação.
- O infográfico mostra uma narrativa que pode ser lida de forma não linear.Normalmente se começa com uma leitura ampla, de todo o infográfico. Em seguida se lê cada elemento: definições, listas, tópicos, mapas, gráficos, etc.
- É comum olhar primeiro o todo, depois se aproximar para ver detalhes, se distanciar novamente e assim por diante.
- A informação é reconstruída gradualmente pela exploração dos significados de suas partes e por sua articulação por meio da distribuição dos componentes na página, pelo uso de marcadores gráficos e por referências escritas e visuais cruzadas.
- A leitura de um infográfico é um processo dinâmico que estimula a investigação.
- O infográfico mostra uma narrativa que pode ser lida de forma não linear.Normalmente se começa com uma leitura ampla, de todo o infográfico. Em seguida se lê cada elemento: definições, listas, tópicos, mapas, gráficos, etc.
- É comum olhar primeiro o todo, depois se aproximar para ver detalhes, se distanciar novamente e assim por diante.
- A informação é reconstruída gradualmente pela exploração dos significados de suas partes e por sua articulação por meio da distribuição dos componentes na página, pelo uso de marcadores gráficos e por referências escritas e visuais cruzadas.
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