A utilização de jogos em sala de aula pode ser um recurso
para despertar a atenção e curiosidade da turma, além de tornar mais fácil a
compreensão de conceitos teóricos que podem parecer muito distantes da vida dos
alunos. Mas como escolher a melhor opção?
Existem professores que optam por jogos de entretenimento que já existem no mercado. No entanto, em alguns casos, o custo com licenças pode inviabilizar a compra. Uma outra opção é o desenvolvimento de jogos específicos para educação, ou a utilização de games com licença gratuita.
Taís de Souza, do Instituto Phortes Educação, que desenvolve jogos e recursos educacionais, conta que este tipo de jogo demanda um cuidado extra, já que todo o conteúdo (imagens, sons e textos) apresentados para os alunos precisa ser pensado dentro de uma proposta pedagógica.
“A partir de uma base, que é o conteúdo a ser tratado pelo jogo, uma assessoria pedagógica ajuda a assinalar trechos deste conteúdo onde deve haver interação, além de analisar como o aluno deve abstrair aquele conteúdo para assimilar o conceito”, afirma.
Taís conta que sua equipe está desenvolvendo jogos para o Ensino Médio (como na foto acima) e já tem trabalhos realizados para o Ensino Superior. Luiz Gasparetto, professor da FMU e da Universidade Gama Filho, utiliza estes recursos em suas aulas. “A principal vantagem é que há um aumento do interesse dos alunos a partir do caráter lúdico da aula, além dos jogos criarem uma competição saudável. Uma equipe ou aluno pode ganhar o jogo, mas todos estão participando e aprendendo”, aponta.
Para os professores que não podem investir no desenvolvimento de jogos, a utilização de recursos gratuitos é uma alternativa. Eles podem ser encontrados em vários sites e aqui mesmo, no portal do Instituto Claro, na seção Ferramentas e Aplicativos do blog TICs na Prática.
Para quem quer se aventurar ainda mais neste mundo, há diversos softwares (http://www.baixaki.com.br/categorias/244-criacao-de-jogos.htm) que ajudam no desenvolvimento de jogos. Motivos não faltam para incorporar as TICs na sala de aula através dos games!
Existem professores que optam por jogos de entretenimento que já existem no mercado. No entanto, em alguns casos, o custo com licenças pode inviabilizar a compra. Uma outra opção é o desenvolvimento de jogos específicos para educação, ou a utilização de games com licença gratuita.
Taís de Souza, do Instituto Phortes Educação, que desenvolve jogos e recursos educacionais, conta que este tipo de jogo demanda um cuidado extra, já que todo o conteúdo (imagens, sons e textos) apresentados para os alunos precisa ser pensado dentro de uma proposta pedagógica.
“A partir de uma base, que é o conteúdo a ser tratado pelo jogo, uma assessoria pedagógica ajuda a assinalar trechos deste conteúdo onde deve haver interação, além de analisar como o aluno deve abstrair aquele conteúdo para assimilar o conceito”, afirma.
Taís conta que sua equipe está desenvolvendo jogos para o Ensino Médio (como na foto acima) e já tem trabalhos realizados para o Ensino Superior. Luiz Gasparetto, professor da FMU e da Universidade Gama Filho, utiliza estes recursos em suas aulas. “A principal vantagem é que há um aumento do interesse dos alunos a partir do caráter lúdico da aula, além dos jogos criarem uma competição saudável. Uma equipe ou aluno pode ganhar o jogo, mas todos estão participando e aprendendo”, aponta.
Para os professores que não podem investir no desenvolvimento de jogos, a utilização de recursos gratuitos é uma alternativa. Eles podem ser encontrados em vários sites e aqui mesmo, no portal do Instituto Claro, na seção Ferramentas e Aplicativos do blog TICs na Prática.
Para quem quer se aventurar ainda mais neste mundo, há diversos softwares (http://www.baixaki.com.br/categorias/244-criacao-de-jogos.htm) que ajudam no desenvolvimento de jogos. Motivos não faltam para incorporar as TICs na sala de aula através dos games!
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