Pages

sábado, 3 de janeiro de 2015

Jogos facilitam a aprendizagem em todas as idades.



A utilização de jogos em sala de aula pode ser um recurso para despertar a atenção e curiosidade da turma, além de tornar mais fácil a compreensão de conceitos teóricos que podem parecer muito distantes da vida dos alunos. Mas como escolher a melhor opção?

Existem professores que optam por jogos de entretenimento que já existem no mercado. No entanto, em alguns casos, o custo com licenças pode inviabilizar a compra. Uma outra opção é o desenvolvimento de jogos específicos para educação, ou a utilização de games com licença gratuita.

Taís de Souza, do Instituto Phortes Educação, que desenvolve jogos e recursos educacionais, conta que este tipo de jogo demanda um cuidado extra, já que todo o conteúdo (imagens, sons e textos) apresentados para os alunos precisa ser pensado dentro de uma proposta pedagógica.

“A partir de uma base, que é o conteúdo a ser tratado pelo jogo, uma assessoria pedagógica ajuda a assinalar trechos deste conteúdo onde deve haver interação, além de analisar como o aluno deve abstrair aquele conteúdo para assimilar o conceito”, afirma.

Taís conta que sua equipe está desenvolvendo jogos para o Ensino Médio (como na foto acima) e já tem trabalhos realizados para o Ensino Superior. Luiz Gasparetto, professor da FMU e da Universidade Gama Filho, utiliza estes recursos em suas aulas. “A principal vantagem é que há um aumento do interesse dos alunos a partir do caráter lúdico da aula, além dos jogos criarem uma competição saudável. Uma equipe ou aluno pode ganhar o jogo, mas todos estão participando e aprendendo”, aponta.

Para os professores que não podem investir no desenvolvimento de jogos, a utilização de recursos gratuitos é uma alternativa. Eles podem ser encontrados em vários sites e aqui mesmo, no portal do Instituto Claro, na seção Ferramentas e Aplicativos do blog TICs na Prática.

Para quem quer se aventurar ainda mais neste mundo, há diversos softwares (http://www.baixaki.com.br/categorias/244-criacao-de-jogos.htm) que ajudam no desenvolvimento de jogos. Motivos não faltam para incorporar as TICs na sala de aula através dos games!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.