Pages

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Entenda a diferença entre xMOOCs e cMOOCs.



Você conhece as diferenças entre os modelos dos MOOCs? Profissionais da área explicaram como essa plataforma de ensino pode revolucionar a educação em evento do Google.
Ocorreu na última terça-feira (10) o evento Think Education with Google na sede do Google em São Paulo, no qual profissionais da área falaram sobre como estudantes utilizam a internet cada vez mais com fins educativos e uma das maneiras como os recursos online são aplicados na vida desses alunos são os MOOCs.
Durante o evento, Andreia Inamorato, consultora em educação à distância e tecnologia educacional pela DigiLearn, explicou sobre os MOOCs e as diferenças existentes entre seus dois modelos: os cMOOCs e os xMOOCs.
Os MOOCs (Massive Online Open Course) são cursos abertos online para grandes massas. Algumas universidades internacionais, como a Universidade de Stanford e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), passaram a disponibilizar esse tipo de curso com o intuito de oferecer um conhecimento mais aprofundado sobre áreas específicas de maneira cada vez mais acessível à população e, assim, contribuir com o desenvolvimento do país.
Sobre os modelos que essa plataforma de ensino possui, Andreia explicou que o mais tradicional é o xMOOC. Baseado em videoaulas, seu foco se encontra no professor, que é o detentor do conhecimento e passa o conteúdo aos estudantes. “Apesar de estarmos utilizando tecnologias avançadas, estamos praticando um modelo extremamente tradicional de educação”, completou a consultora em educação à distância.
Já o cMOOC prioriza a conectividade entre os alunos e é mais interativo, possibilitando o compartilhamento dos materiais do curso que não são oferecidos exclusivamente pelo corpo docente. “Compartilhar é multiplicar (...). O compartilhamento é essencial e está no cerne da educação e do ensino no século XXI, potencializado pelo uso das tecnologias”, disse Andreia.
No Brasil, essa nova plataforma de ensino só passou a ser melhor explorada em junho deste ano, quando a Universidade de São Paulo (USP) e o portal Veduca disponibilizaram cursos de Física Mecânica Básica e Probabilidade e Estatística, assim como a Universidade de Brasília (UnB) que, também em parceria com o portal, criou um MOOC sobre Bioenergética.
O estudante que optar por um MOOC poderá obter um certificado de conclusão dependendo da instituição de ensino escolhida. Nos MOOCs brasileiros, a USP e a UnB possibilitam que os alunos façam uma prova presencial para então adquirir um certificado de conclusão.
Miríada X
Em parceria com a Telefônica, a rede Universia oferece a plataforma de MOOCs Miríada X, que disponibiliza 58 cursos gratuitos em língua espanhola de 18 universidades.
 
A iniciativa abre caminhos para o intercâmbio de conhecimento entre os usuários através das redes de colaboração e do diálogo, e dá sequência a ações anteriores como o Open Course Ware, que começou na Universia no ano de 2005.
  Fonte: Universia Brasil
Autor: Marina Prado

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.