Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Dicas para adotar uma plataforma digital.



O site Porvir, pioneiro em apresentar as Tecnologias Educacionais, emprestou para o Jornal do Brasil uma lista sobre como adotar uma Plataforma Digital na escola. O processo, que parece simples, é muito complexo e necessita de muito cuidado e planejamento. Abaixo algumas dicas.
1. Materiais múltiplos
A maior parte das redes e dos sistemas de ensino opta por fazer um mix de conteúdos gratuitos e pagos. A preferência é por materiais que dividam o conteúdo em módulos e unidades, em vez de cursos inteiros. O uso de tipos deferentes de materiais também permite a diversificação de estratégias de aprendizado, como a adoção da sala de aula invertida, do ensino híbrido ou de práticas on-line.
2. Avaliação integrada
As avaliações têm incorporado experiências de aprendizagem, em vez de ser uma tarefa única e descontextualizada. Plataformas (e diários de classe) devem coletar e integrar dados vindos de resultados de games, de plataformas adaptativas e de projetos realizados pelos alunos “na vida real”.
3. Personalização
A personalização é uma tendência. Professores vão querer saber como a plataforma vai ajudá-los a customizar o aprendizado para grupos e para alunos individualmente.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.