Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A mudança para o digital.



Já se tornou “lugar comum” dizer que é preciso mudar para a era digital. Não é uma mudança fácil, pois muitas bases e alicerces educacionais precisam ser modificados para que a vivência na era era digital seja realmente efetivada, pois, de nada adianta ter a tecnologia a favor do professor para que ele faça a mesma aula que já faz há 20 anos. Portanto, além de coragem, é preciso conhecimento, adquirido através de capacitação contínua.
O site da Intel fez um roteiro para a mudança para o digital, destacamos aqui a parte inicial, sobre a montagem da equipe de trabalho:
Monte sua equipe
Faz sentido que uma das partes do seu plano de implementação seja pensar na função que cada pessoa pode desempenhar. Você precisa de pessoas para ajudarem você a executar o trabalho, outras para darem suporte ao trabalho e outras ainda simplesmente para estarem lá e incentivá-lo.
  • Professores e assistentes de sala de aula: os professores são o centro da sua operação. São os responsáveis pelo uso do novo material digital e estão encarregados de fazer o programa funcionar perfeitamente. É bom saber que sua equipe de ensino está ao seu lado e, caso contrário, elabore um plano para unir a todos.
  • Pais e alunos: os pais podem ser excelentes promotores e incentivadores do programa. Eles podem estimular a equipe de ensino, afastar uma opinião negativa de outro pai ou mãe e apoiar o programa por intermédio do apoio ao trabalho dos seus filhos.
  • Líderes de empresas e da comunidade: esses grupos podem ajudar você com recursos financeiros e financiamento criativo. Talvez seja possível implementar junto com algum parceiro comercial um programa de “aluguel” de notebook ou dispositivo para os alunos. Ou um líder comunitário pode ter contatos no poder legislativo estadual que possam ajudar.
  • TI e parceiros técnicos: Espero que você já tenha o apoio dos seus colegas profissionais de TI do distrito — afinal, serão eles que o ajudarão a dar suporte e administrar o programa.
  • Administradores de escola: você espera nunca ter que “fazer cumprir” as regras do programa mas, se encontrar “bolsões de resistência”, é muito útil saber que dispõe de administradores que possam ajudá-lo incentivando todos a participarem.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.