Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Como usar smartphone em sala de aula.



Todo estudante tem um celular, mas nem todo estudante tem um tablet. Com essa ideia o site Ebook Friendly compartilhou um infográfico do Splash Math (site para aprender matemática de forma divertida e online) com dicas para aproveitar melhor o uso do celular em sala de aula. Vejamos algumas dicas em tradução livre:
- Smartphone como ferramenta de pesquisa
Ao invés de utilizar notebooks ou iPads, o professor poderia estimular o uso do celular para fazer pesquisas rápidas em sites como Wikipédia, dicionários online, etc.
- Tirar fotos
Alguns alunos deixam para fazer anotações na hora em que o sinal de saída toca. Com o uso das câmeras de celulares, os estudantes podem tirar fotos das anotações feitas no quadro ou dos slides apresentados na lousa digital.

- Leitores de livros digitais
Agora nós temos a opção de fazer download da versão em PDF de livros ou ebooks para ler em leitores digitais que podem ser baixados nos celulares. Isso alivia o peso das mochilas que tanto prejudica a saúde dos alunos.

- Salas de bate-papo privada
Os professores podem criar salas privadas de bate-papo utilizando aplicativos de conversação online, como Whatsapp. Ou criar grupos privados em redes sociais digitais, como o Facebook.

- Utilizar o smartphone como um diário móvel
Os alunos podem criar lembretes, listas de tarefas (to-do list) e organizar seus horários com a agenda do celular.

- Convidar outros amigos professores
Os professores podem convidar outros profissionais para conversar com a turma, quando for pertinente, através de chats como o Hangout do Google + e Skype.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.