Anunciado
humildemente como um quadro branco virtual, o Prezi foi lançado em abril
de 2009 e de lá pra cá veio revolucionando as apresentações em vários setores e
obviamente a educação não poderia ficar de fora. Utilizando o conceito de
trabalho de Computação nas Nuvens (Cloud Computing), criar e editar
uma apresentação inovadora usando o Prezi exigirá apenas acesso à Internet e um
browser de navegação.
O
acesso à informação e as formas de comunicação por meio da Web 2.0 ocorre de
uma maneira hipertextual, participativa, produtiva e crítica. Por isso, o Prezi é
um exemplo do que a Web 2.0 proporciona ao usuário, por ser muito fácil de
mexer com recursos que permitem o manuseio de forma intuitiva e a criação
impactante, como pode ser visto na apresentação Queda
Livre.
A
plataforma se diferencia do PowerPoint por ser uma plataforma multimídia
inteiramente interativa tanto para quem vê quanto para quem apresenta, e de
alto impacto. Dentre os recursos disponíveis, ele oferece: molduras e setas;
inserção de imagens, símbolos e formas, diagramas, vídeos do YouTube, música de
fundo, narração em pontos de trilha da apresentação, arquivos (PDF, vídeo,
etc), inserção de PowerPoint, criar sua própria coleção de arquivos no Prezi e
ainda editar o tema de trabalho da sua apresentação multimídia.
Na
era da cultura digital, é importante que você agregue novos formatos de
linguagem, como o Prezi, que permite a incorporação das Tecnologias
da Informação e Comunicação (TIC) de uma maneira dinâmica e contextualizada, e
que desenvolvem habilidades e competências nos alunos.
A
mobilidade é outra característica do Prezi, viabilizada pelo conceito Cloud
Computing ou Computação na Nuvem. Isso significa que você
e seus alunos poderão criar e editar suas apresentações na escola ou mesmo em
casa, utilizá-las no apoio à exposição de seus trabalhos na sala de aula, no
laboratório de informática, na biblioteca ou em uma sala de reuniões, sem a
necessidade de salvar em outras mídias como CD, DVD ou Pen Drive para deslocar
sua apresentação de um local a outro.
Ao
optar por uma apresentação em Prezi, você estará optando por uma apresentação
mais dinâmica e interativa, que ativa diferentes estímulos audiovisuais capazes
de engajar seus alunos na participação de debates. Ao propor aos seus alunos a
elaboração de trabalhos no Prezi, você estará propondo uma situação de
aprendizagem que os coloca na condição de protagonistas da construção de
conhecimento, além de oferecer oportunidade de estimular a criatividade.
A
construção do conhecimento começa desde a produção de um roteiro que esquematize
as informações de maneira coerente e de forma visual e imagética. É o que
mostra Steve Wishman, designer sênior de apresentações no Prezi, quando monta
uma apresentação usando a plataforma para Ajit Narayanan
no TED Active 2013. Nessa produção ele começa criando um
esquema do que foi falado por Ajit Narayanan, como um fluxograma, depois passa
pela criação de um storyboard e a finalização montando a apresentção, aqui você pode
conferir o resultado final.
Seguindo
etapas, o uso do Prezi amplia a autonomia dos alunos para realização de
atividades, propõe novas vivências interativas, diferentes modos de aprender
por meio de estímulos multimídia e a construção de conhecimento de forma
coletiva.
Nesse
ambiente é importante destacar que o foco de atenção do professor, junto aos
seus alunos, deve se manter voltado para a mediação dirigida em prol do alcance
dos objetivos curriculares. Portanto, você deverá aproveitar a oportunidade
para indagar ainda mais seus alunos e problematizar a situação frente ao tema
proposto para o desenvolvimento do trabalho. Uma etapa muito importante que
precisa ser valorizada pelo professor na finalização de uma proposta com o Prezi,
é a socialização das apresentações desenvolvidas.
Isso
pode ser feito de diversas maneiras. O Prezi permite salvar a
apresentação em PDF ou baixar como Prezi portátil para que você possa utilizar
mesmo sem estar conectado a Internet, mas o mais interessante é o
compartilhamento de apresentações, que enriquece a proposta, pois possibilita
disseminar o conhecimento construído pelos alunos além dos muros da escola.
Esse compartilhamento pode ser realizado por meio de e-mails, redes sociais,
microblogs e blogs.
A
possibilidade de compartilhamento do Prezi é um estímulo para que os alunos possam ver
em outros trabalhos acertos e pontos a melhorar na sua produção, aprender mais
vendo outras apresentações, encontrar outros objetos como vídeos, animações,
músicas e games que contribuam para a sua aprendizagem. Essa dinâmica de
compartilhamento valoriza a produção do aluno e, por saber que outras pessoas
poderão ver a sua produção, estimula a sua imersão para produção de uma boa
apresentação.
E
qual a vantagem de expor o conhecimento construído? A vantagem está na troca de
conhecimento e na exposição em si que fica sujeita a comentários capazes de levar
os alunos à revisão e reconstrução do conhecimento.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.