Pages

sábado, 3 de janeiro de 2015

Aplicativo traz mobilidade ao uso de podcast na educação.



por Leonardo Neiva

Mais do que uma ferramenta que auxilia o educador a disseminar seu conhecimento na web, o podcast é útil como um recurso para ser usado na sala de aula, em atividades pedagógicas com os alunos.

Incentivar os alunos a fazer entrevistas ou gravar suas próprias falas sobre o conteúdo escolar é uma alternativa para promover uma didática mais interativa e dinâmica. Se for possível gravar, editar e divulgar esses arquivos de áudio diretamente de um dispositivo móvel, melhor ainda, não? Pois é exatamente isso que propõe o Caster Free, aplicativo gratuito para iPhone e iPad que inclui as diversas funcionalidades necessárias para trabalhar com podcasts de forma rápida e prática.

A principal funcionalidade do aplicativo para a educação é justamente sua praticidade, permitindo trabalhar com os alunos na própria sala de aula, sem a necessidade do uso de computadores. A edição dos arquivos de áudio é facilitada pelo uso em conjunto com a tela sensível ao toque. Dessa forma, cortar, arrastar e mixar partes de diferentes gravações se torna uma tarefa mais visual e interativa.

O caso do professor de língua portuguesa Jorge Luiz Marques é um exemplo da importância que o podcast pode ter para a aprendizagem. No Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, ele organizou com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental a realização de pequenos podcasts em formato de programas de rádio sobre a obra O Casamento Suspeitoso, de Ariano Suassuna. O objetivo era homenagear a obra do autor e aprimorar o uso da linguagem oral dos alunos.

Antes de gravar, os alunos elaboraram um roteiro e ensaiaram suas falas, para marcar a diferença entre a escrita e a oralidade. A edição foi feita entre os grupos de estudantes, com o auxílio de Jorge e de professoras de informática. “O podcast efetivamente é uma ferramenta das mais eficazes para o aprimoramento do trabalho com oralidade. Além disso, vale ressaltar que não é altamente dispendiosa”, conta Jorge. Os resultados da iniciativa foram divulgados na web.

Jorge cita a mobilidade como uma vantagem importante para o uso de podcasts: “No caso de trabalhos de campo, por exemplo, a mobilidade no uso da ferramenta abre espaço para o improviso e para o acaso, elementos que, sem dúvida, dão vitalidade ao material coletado pelos estudantes”.

Para quem não tem iPad ou iPhone, o Audacity também é uma boa ferramenta para se trabalhar com podcasts. Com o programa, cortes, melhorias do som e a edição das várias partes do arquivo podem ser feitos com facilidade no computador. Confira mais detalhes na matéria sobre a criação de podcasts voltados para a educação.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.