Pages

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

8 dicas para se tornar um educador conectado.



Estar conectado não é uma necessidade só dos jovens. Cada vez mais professores precisam usar a tecnologia a seu favor. Se você ainda não começou o processo, aprenda com essas dicas.
As gerações atuais já nascem praticamente conectadas, enquanto os mais velhos precisam aprender a lidar com as novas tecnologias. Essa diferença é compreensível, mas pode causar uma falha de comunicação entre estudantes e professores, uma vez que cada vez mais a tecnologia desperta o interesse dos jovens. Embora muitos professores ainda resistam a isso, está cada vez mais claro que usar a tecnologia a seu favor pode gerar bons resultados, melhorando o relacionamento com os seus alunos e até mesmo a qualidade das suas aulas. Se você é professor e percebe a necessidade de se conectar, mas sente dificuldade para dar início ao processo, confira 8 dicas que podem ajudá-lo.
8 dicas para se tornar um educador conectado: 1. Cometa erros
Para aprender algo é necessário errar, não tenha medo disso. As crianças e adolescentes já nasceram conectados, enquanto você precisa se adaptar a esse processo. Cometer erros não é motivo para ter vergonha. Pense em tudo que você pode aprender com as falhas.
 
8 dicas para se tornar um educador conectado: 2. Encontre um método próprio
Existem milhares de tutoriais com o objetivo de ensinar você a lidar com o mundo digital, mas a melhor maneira de aprender é desenvolvendo um método próprio. É claro que você deve começar por algum lugar, mas em pouco tempo as instruções vão deixar de atender as suas necessidades. Procure um método que contemple os seus objetivos, levando em conta o tempo que você tem disponível.
 
8 dicas para se tornar um educador conectado: 3. Não hesite
Entenda de uma vez por todas que você precisa estar conectado. Isso pode render um melhor relacionamento com os seus estudantes e colegas de trabalho, mais fontes de pesquisa e até mesmo novos conhecimentos. Não tenha medo de se inserir nesse novo universo.

8 dicas para se tornar um educador conectado: 4. Esteja aberto
O mundo digital oferece muitas possibilidades e você certamente vai encontrar algo pelo qual não está esperando. Esteja aberto para essas coisas inesperadas, lembre-se de que isso pode ensinar muito a você.
 
 
8 dicas para se tornar um educador conectado: 5. Siga pessoas influentes
Uma das principais vantagens das redes sociais e do mundo digital em geral é ter acesso às opiniões de pessoas importantes na área em que você atua. Pense em todos os contatos que você pode estabelecer com grandes pensadores, pesquisadores e outros nomes da educação. Fóruns e discussões com essas pessoas podem ser uma ótima fonte de aprendizado.

8 dicas para se tornar um educador conectado: 6. Frequente eventos digitais
Existe uma infinidade de eventos online nos quais você pode estabelecer contatos e trocar experiências com colegas de profissão. Seja um chat ao vivo no Twitter ou um fórum de discussões em uma rede social, esse tipo de contato vai mostrar a você diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto. Além disso, você pode praticar para inserir seus estudantes no mesmo ambiente depois.
 
8 dicas para se tornar um educador conectado: 7. Controle o tempo de navegação
É muito fácil se perder nas distrações oferecidas pela internet. Portanto, o ideal é que você priorize o que deve fazer enquanto está conectado e controle o tempo que pretende levar para fazer isso. As redes sociais e afins podem ser bastante sedutoras, mas se você não se policiar acaba perdendo um par de horas em coisas pouco produtivas. Mantenha o foco no que deve ser concluído primeiro.
 
8 dicas para se tornar um educador conectado: 8. Crie um blog
Uma ótima maneira de construir a sua presença digital é ir além das redes sociais e criar o seu próprio blog. Nele você se sente mais a vontade para expor seu ponto de vista acerca de diversos assuntos e pode até mesmo usá-lo como material de complemento para as aulas, inserindo textos extras que sirvam como referência para os seus estudantes.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.