Pages

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

7 passos para usar redes sociais em sala de aula de maneira segura.



Se você ainda não encontrou uma maneira segura de inserir o uso das redes sociais em sala de aula, conheça práticas que podem ajudá-lo a alcançar esse objetivo e tornar o ensino mais dinâmico.
O crescimento e a popularidade das redes sociais criam uma série de oportunidades e desafios para os professores que buscam estar atualizados com essas ferramentas em sala de aula. Um dos principais problemas enfrentados por docentes que querem aplicar o uso desses recursos é a segurança. Como inserir a escola e seus estudantes nisso sem colocar nenhum deles em risco? Por mais impossível que pareça, certas estratégias podem garantir um uso seguro das redes sociais em sala de aula. Se você quer conhecer essas práticas, confira:
7 passos para usar redes sociais em sala de aula de maneira segura: 1. Observe a cultura da instituição
Antes de aplicar o uso das redes sociais em suas aulas, procure entender como a direção da instituição se sente sobre isso. Apresente seu projeto e questione possíveis restrições. Estando alinhado com a direção você evita diversos problemas com o uso desse recurso e até mesmo com os pais.
 
7 passos para usar redes sociais em sala de aula de maneira segura: 2. Organize uma equipe
Crie um time responsável pelas estratégias de redes sociais em sala de aula. Esse tipo de iniciativa é útil porque adiciona diversos pontos de vista sobre um mesmo tópico. Lembre-se de convidar professores de diversas disciplinas e até mesmo alguns que não estejam envolvidos com as redes sociais apenas para que eles forneçam os contrapontos das estratégias.
 
7 passos para usar redes sociais em sala de aula de maneira segura: 3. Pesquise
Avalie as políticas do colégio onde você leciona e também as das redes sociais que você pretende utilizar. Entenda como você pode estabelecer atividades que se encaixem em ambas as políticas de segurança. Você também pode pesquisar instituições que já utilizam o recurso para ver o que funciona e o que deve ser deixado de lado.
 
7 passos para usar redes sociais em sala de aula de maneira segura: 4. Crie um projeto e submeta-o a aprovação
Após entender como as redes sociais podem ser utilizadas, crie um projeto formal e submeta-o à aprovação da direção e do corpo docente da instituição. Essas pessoas poderão dar a você o feedback necessário antes da implantação das estratégias em sala.
 
 7 passos para usar redes sociais em sala de aula de maneira segura: 5. Esclareça os pontos vetados
Ao receber de volta o seu projeto, procure entender quais foram os pontos restritos e por quais motivos eles foram vetados. Somente assim você pode trabalhar de maneira clara, sem receio de cometer erros involuntários futuramente, colocando em risco a segurança dos seus estudantes.
 
7 passos para usar redes sociais em sala de aula de maneira segura: 6. Apresente o projeto aos seus alunos
Antes de chegar e aplicar todas as estratégias de seu plano em sala de aula, apresente-as aos seus estudantes. Explique em que consiste cada uma delas, de que maneira serão aplicadas e qual o propósito de sua aplicação. Isso é essencial para que o trabalho resulte em um aprendizado efetivo e consciente.
 
7 passos para usar redes sociais em sala de aula de maneira segura: 7. Conduza revisões periódicas
Lembre-se de que as redes sociais são ferramentas que se modificam praticamente a cada semana. Por isso, as estratégias estabelecidas por você e seus colegas podem ficar obsoletas rapidamente. Crie um cronograma de revisão e atualização para que seus estudantes estejam sempre em dia com o uso desses recursos na educação.
 
  Fonte: Universia Brasil
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/12/03/1067625/7-passos-usar-redes-sociais-em-sala-aula-maneira-segura.html

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.