O
Google Drive é a ferramenta do Google que facilita o compartilhamento de
informações e arquivos entre vários usuários. Veja como aproveitá-lo:
Você
conhece o Google Drive? Ele
é um serviço criado pelo Google que oferece um espaço de 5 GB
de armazenamento em nuvem e diversas ferramentas de
compartilhamentos entre usuários e outras plataformas digitais. Por isso, o
Google Drive pode ser utilizado tanto por um executivo que precisa realizar uma
apresentação, quanto por um professor na
sala de aula.
Confira
a seguir 55 dicas importantes que irão ajudá-lo a aproveitar o máximo de todos
os benefícios do Google Drive:
1 – Templates
Independentemente do tipo de documento que você precisa
trabalhar, é bem possível que o Google Drive possa ajudá-lo. Ele oferece mais
de 300 tipos de templates que podem servir de inspiração para o seu trabalho.
2 – Offline
O Google Drive proporciona a oportunidade de trabalhar mesmo
no modo offline. Salve seus documentos e não corra o risco de não poder
terminar um projeto porque a sua internet caiu.
3 – Arquivos
É possível salvar arquivos em diferentes formatos, desde
HTML até RTF.
4 – HMTL
O Google Drive oferece algumas ferramentas que podem
ajudá-lo a criar códigos de HTML para o seu documento, mesmo
que você não conheça muito da linguagem.
5 – Polyline
Com o Polyline é possível criar linhas e desenhar gráficos e
tabelas dentro dos seus trabalhos.
6 – Tradução
O Google Tradutor é diretamente integrado ao Google Drive e,
por isso, realizar traduções se torna uma tarefa bem mais simples.
7 – Dicionário
O Google Drive possui um dicionário embutido dentro do seu
sistema. Por isso, é mais fácil conseguir definições e tirar dúvidas enquanto
estiver escrevendo o seu trabalho.
8 – Editor CSS
Com essa ferramenta é possível visualizar o seu documento em
formato CSS.
9 – Atalhos
Crie atalhos para a home do Google Drive e outros documentos
frequentemente visitados.
10 – Pastas conectadas
Pelo Google Drive é possível criar pastas com diversos
arquivos e conectá-las com outras pastas. É só clicar e segurar em cima de um
documento e arrastá-lo para outro lugar.
11 – Pastas compartilhadas
Quer compartilhar mais de um documento com várias
pessoas? Com o Google Drive é possível permitir que outras pessoas tenham
acesso à pasta que você quiser.
12 – E-mail
Se você deseja passar algum arquivo para outra pessoa por
e-mail, é possível criar um link que, quando a pessoa clicar, irá direcionar
diretamente para esse documento.
13 – Simultaneidade
Por meio do Google Drive, mais de um usuário podem editar um
único arquivo simultaneamente. É uma ótima ferramenta para trabalhos em grupo, por
exemplo.
14 – Lista de e-mail
É possível enviar um arquivo ou uma pasta diretamente para a
lista de e-mails da sua conta. Não é necessário selecionar contato por
contato.
15 – Fórum
O Google Drive oferece um fórum em que os usuários podem se
encontrar e ajudarem uns aos outros com dúvidas e possíveis problemas.
16 – Tempo real
É possível realizar uma apresentação em tempo real enquanto
você muda o arquivo armazenado na nuvem.
17 – Não-usários
Se você precisa que alguém edite um documento e essa pessoa
não possui uma conta não Google, não se preocupe: o Google Drive oferece a
opção de liberar o arquivo para a edição de qualquer internauta, mesmo que não
seja usuário do Google.
18 – Exclusão
No Google Drive, excluir membros é uma tarefa simples. Se
você não quer mais trabalhar com alguém da sua equipe, é só selecionar o perfil
dela e remove-la do grupo.
19 – Líderes
É possível alterar o líder de cada grupo de acordo com o
andamento do projeto. Se você não tem mais tempo para ser o líder da equipe,
por exemplo, é possível "passar a bola" para outra pessoa.
20 – Visualizado
Assim como na caixa de e-mails, é possível organizar as suas
tarefas no Google Drive e marcar quais arquivos você já viu e quais ainda precisam
ser abertos.
21 – Importante
Os arquivos mais importantes podem ser marcados com
uma estrela, assim como no Gmail.
22 – Arquivos múltiplos
No Google Drive, é possível selecionar vários arquivos e
enviá-lo de uma só vez para os seus contatos.
23 – Subpastas
Está com problemas para se organizar? O Google Drive permite
que você crie subpastas dentro da sua conta.
24 – Minimizar
Se você precisa lidar com muitos documentos ao mesmo tempo,
é possível minimizar a visualização daqueles que você irá consultar
depois.
25 – Cores
O Google Drive oferece a opção de usar cores diferentes nas
pastas. É uma maneira fácil e rápida de organizar os seus
documentos.
26 – Preview
Com o preview, é possível visualizar o template de um
documento antes de enviar para outras pessoas.
27 – Arquivo ZIP
Se você possui muitos arquivos de formatos diferentes e não
tem tempo de enviar um por um, crie uma pasta ZIP e compartilhe todos de uma só
vez.
28 – Anotações
Com o Google Drive, você pode inserir pequenas anotações ao
longo de um documento de maneira fácil.
29 – Procurar
Assim como no próprio sistema Windows, no Google Drive você
pode procurar palavras e frases em todos os documentos armazenados na nuvem.
30 – Histórico
É possível visualizar todas as alterações feitas em um
documento por meio do histórico e, caso necessário, reverter alguma
delas.
31 – Revisões
Se um artigo tiver um número alto de revisões, elas irão
aparecer condensadas em poucas linhas. Porém, se for necessário ter um histórico
detalhado, o Google Drive oferece essa opção.
32 – Acompanhamento
Se você quer acompanhar todas as atualizações feitas pelos
usuários do seu grupo, é possível ver em tempo real essas modificações.
33 – Google Finance
Deseja adicionar dados financeiros ao seu trabalho? Isso é
possível com a seguinte fórmula: =GoogleFinance("symbol";
"attribute")
34 – Microsoft Office
Por meio do Syncplicity, você poderá conectar o Google Drive
com o Microsoft Office.
35 – Google Mobile
O Google oferece um aplicativo que permite o usuário a
acessar a sua conta e os seus documentos por meio do seu smartphone ou tablet,
o Google Mobile.
36 – PDF
Se você não encontra um arquivo PDF dentro da nuvem, existe
uma pequena lupa na parte superior da tela que faz uma pesquisa entre todos os
arquivos desse formato armazenados na sua conta.
37 – Pesquisa
Quer procurar
um termo na internet? No Google Drive, selecione a palavra e
coloque a opção de pesquisar.
38 – Pesquisa avançada
Por meio da pesquisa avançada, é possível encontrar
documentos e arquivos por diferentes termos e critérios de busca.
39 – Ferramentas de busca
Existem algumas ferramentas de busca no Google Drive.
Se você busca uma apresentação, por exemplo, coloque na área de pesquisa:
"type: presentation". Ele irá mostrar todas as apresentações que
estão armazenadas na sua conta.
40 – Código
Quer colocar a sua apresentação ou trabalho dentro do seu
site? O Google Drive oferece um código publicável em postagens de blog e, por
isso, pode ser visualizado por qualquer visitante.
41 – Vídeos
É possível inserir vídeos durante as suas apresentações,
assim como pausá-lo e minimizá-lo quando necessário.
42 – Chat
Se você precisa realizar
uma apresentação na frente de outras pessoas, desabilite o seu
chat e não seja interrompido pelas pessoas do seu grupo.
43 – Slides
Durante a sua apresentação, é possível duplicar, excluir e
alterar a ordem dos slides.
44 – Números romanos
Está com dúvida de como escrever em numerais romanos?
Utilize a seguinte fórmula em suas planilhas: =ROMAN(number, form).
45 – Comentários
Você pode adicionar, alterar e excluir comentários em
planilhas e outros documentos.
46 – Congelar
Quer que mais ninguém altere uma coluna ou linha específica
de uma planilha? É possível congelar o que você quiser no Google Drive.
47 – Layouts
O Google Drive oferece diferentes e criativos tipos de
layouts para as suas planilhas.
48 – Página da web
Quer o seu documento impresso igual a uma página na
internet? No Google Drive, opte por "print as a webpage".
49 – Visitas
Se você deseja saber quantas visitas os seus arquivos recebem,
o Google Drive oferece esse tipo de levantamento.
50 – Ctrl + Home
Quer voltar para o início do seu documento? Selecione Ctrl +
Home.
51 – Shift + barra de espaço
Para selecionar um parágrafo inteiro, digite Shift + barra
de espaço.
52 – Ctrl + K
Coloque links em seus documentos por meio do Ctrl + K.
53 – Ctrl + Shift + F
Visualize os seus arquivos no formato “tela inteira”.
54 – Ctrl + J
Justifique um texto inteiro, de uma só vez, com Ctrl +
J.
55 – Ctrl + M
Insira comentários ao longo do documento com o atalho Ctrl +
M.
Fonte: Universia
Brasil
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