Pages

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

5 maneiras de usar portfólios online na sala de aula.



Quer aumentar o rendimento dos seus estudantes em sala de aula? Crie portfólios online para eles. Se você não está convencido, confira 5 maneiras simples de fazer isso.
O avanço da tecnologia tem modificado os métodos de ensino e aprendizado. Por isso, os professores de hoje em dia devem se preocupar em filtrar a grande quantidade de recursos tecnológicos educacionais. Um desses recursos é a criação de portfólios individuais para os seus estudantes. Pode parecer complicado, mas com as práticas certas pode aumentar o desempenho dos jovens. Se você tem a intenção de desenvolver portfólios online com os seus estudantes e ainda não sabe fazer isso, confira 5 maneiras úteis e simples de transformar isso em prática.
5 maneiras de usar portfólios online na sala de aula: 1. Aprendizado colaborativo
Mantenha o foco em aumentar as habilidades de aprendizado digital dos seus estudantes por meio de um ambiente colaborativo, no qual os estudantes com mais facilidade possam ajudar os demais a aprender. Esse tipo de prática gera confiança, além de oferecer oportunidade de resolução de problemas em conjunto e sentimento de equipe nas aulas da sua disciplina.
 
5 maneiras de usar portfólios online na sala de aula: 2 Curadoria da informação
Filtrar as informações disponíveis na internet é uma habilidade cada vez mais necessária. Ensine seus alunos a encontrar fontes confiáveis, conduzir pesquisas de maneira organizada e criteriosa. Faça análises dos assuntos discutidos em sala e peça aos seus estudantes portfólios que contenham as informações aprendidas sobre aquela disciplina.
 
5 maneiras de usar portfólios online na sala de aula: 3. Engajamento de níveis
Com o grande número de alunos nas salas de aula, atualmente é difícil oferecer o mesmo nível de ensino para alunos que se desenvolvem mais rápido e aqueles que apresentam mais dificuldades. Com os portfólios online você pode acompanhar de maneira personalizada as evoluções de cada um dos seus estudantes sem perder muito tempo e desigualar o ensino em sala de aula. Pense em atividades estimulantes que permitam a todos os níveis de estudantes aprofundarem seus conhecimentos.
 
5 maneiras de usar portfólios online na sala de aula: 4. Organização e planejamento
Ao invés de possuírem uma agenda jogada na bolsa os estudantes poderão acessar suas tarefas online e encontrar tudo de maneira organizada. Ensine aos seus estudantes um método eficiente de organização e planejamento e peça que esse esquema seja colocado em prática. Dessa maneira fica mais simples avaliar o desempenho dos estudantes, além de se certificar sobre o que foi ou não cobrado/discutido em sala de aula.
 
5 maneiras de usar portfólios online na sala de aula: 5. Seleção de dados
Um portfólio nunca é igual a outro, o que faz com que seus estudantes desenvolvam uma habilidade de seleção de dados ao construir novas pastas. Claro que a presença do professor é necessária para guiar esse tipo de escolha, mas defina uma base de critérios e ajude seus estudantes a desenvolverem o senso de seleção com a ajuda desta lista.
  Autor: Universia Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.