Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

5 dicas para aproveitar os tablets na educação.



Destacamos os melhores recursos dos tablets para você utilizar na sua sala de aula agora!
por Aline Aurili

Desde o início de 2013, professores das redes públicas de ensino dos estados brasileiros têm recebido tablets para utilizarem em suas aulas, por meio do programa Tablet Educacional. A adaptação para o uso dessas ferramentas pode ser lenta, mas uma vez que os educadores estejam habituados, os tablets podem potencializar as atividades dentro e fora da sala de aula.

Destacamos algumas maneiras para que professores utilizem esses dispositivos para planejar atividades e para facilitar algumas tarefas básicas do dia-a-dia escolar. Veja!

1. Baixe aplicativos feitos para você

Existem diversos aplicativos educacionais que podem estar presentes nas salas de aula. Para o professor, diversas ferramentas auxiliam na organização pessoal, das aulas e no monitoramento dos alunos. Dentre os melhores apps, podemos destacar o TeacherKit, que permite que o educador separe as atividades destinadas a cada turma, além de separar informações sobre cada aluno. Outro aplicativo imperdível é o Classroom Ideas to Go!, que reúne mais de 1.200 sugestões de temas e atividades para diferentes disciplinas.

2. Baixe aplicativos interessantes para os seus alunos

Além de ferramentas que ajudam o professor, também existem aplicativos para ajudar os alunos, que podem ser indicados pelo educador e acessados durante as aulas. Um dos mais importantes para os estudantes do Ensino Médio é o Guia do Estudante, que traz todas as informações sobre os principais vestibulares do país, além de explicações sobre cursos e carreiras. Confira outras dicas de aplicativos para vestibulares aqui.

3. Melhore suas apresentações, utilize imagens e vídeos nas aulas

Com o tablet na mão ficou muito mais fácil dar exemplos e fazer apresentações aos alunos. Se estiver em uma aula de Geografia, por exemplo, você pode facilmente abrir um mapa-múndi interativo no Google e fazer com o que os alunos visualizem melhor o tema tratado. Se a aula for de Física, o professor pode abrir o Youtube e assistir a algumas experiências no canal do Física em Cena.

4. Armazene materiais na nuvem

Utilizando recursos na nuvem, o professor pode incluir todos os trabalhos recebidos de seus alunos e levá-los a todas as aulas. Assim, é possível ter sempre acesso às tarefas, além de atualizá-las a qualquer momento. Também é possível dar o acesso aos alunos para que tenham acesso a materiais complementares e de apoio às aulas.

Saiba mais sobre a Educação na Nuvem neste infográfico.

5. Registre momentos importantes das aulas

Outro recurso fundamental dos tablets é que eles possibilitam que o professor produza fotos, vídeos e arquivos de áudio durante as aulas. É possível gravar apresentações dos estudantes para assisti-las novamente mais tarde, ou até mesmo criar atividades com a turma. Saiba mais sobre como criar vídeos aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.