Pages

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

4 dicas para melhorar o desempenho dos alunos por meio de blogs.



Usar blogs para desenvolver o processo de aprendizagem dos alunos pode tornar a aula mais interessante. Confira dicas que podem ajudar no processo.
Cada vez mais a tecnologia está presente na sala de aula. Estudos já comprovam que se utilizar desse recurso pode, inclusive, melhorar o rendimento dos alunos. Mas fazer isso exige a escolha da ferramenta correta. Os blogs, por exemplo, podem ser úteis para desenvolver uma série de habilidades nos estudantes, desde escrita e comunicação até o senso de responsabilidade ao terem de lidar com questões como direitos autorais.
De acordo com o portal Porvir, o professor e consultor educacional Ben Curran, pensando em ajudar os educadores a inserir a plataforma nas salas de aula, criou uma espécie de guia rápido com algumas dicas. Confira quais são elas.
 
4 dicas para melhorar o desempenho dos alunos por meio de blogs: 1. Foco no tema
A primeira tarefa é escolher o tema com o qual se deseja trabalhar. O ideal é que ele funcione como apoio a disciplina discutida nas aulas. Esse assunto pode variar, indo desde diários reflexivos de matemática ou ciências e resenhas de livros até artigos opinativos sobre temas históricos e atuais.
 
4 dicas para melhorar o desempenho dos alunos por meio de blogs: 2. Formato e plataforma
Uma vez que a temática esteja escolhida, é necessário pensar em quais formatos e plataformas ela será abordada. É necessário decidir se será utilizado apenas um blog no qual diversos assuntos serão discutidos ou se vale a pena criar uma plataforma específica para cada tema. Criar um único blog permite um controle de qualidade maior, mas ao mesmo tempo exige mais tempo para revisar e publicar o que é enviado pelos estudantes. Ainda é possível pedir que cada estudante crie um blog pessoal e, nesse caso, cada um é responsável por suas publicações.
 
4 dicas para melhorar o desempenho dos alunos por meio de blogs: 3. Preparação e prática
Depois de alinhar com os estudantes qual plataforma será plataforma utilizada, é preciso estruturar o blog (edição, revisão e interação com os leitores). Além disso, também é preciso prepará-los para trabalhar com a plataforma. Isso envolve o desenvolvimento do senso de responsabilidade, uma vez que os trabalhos publicados vão além do alcance do professor e podem ser vistos em qualquer lugar do mundo.
 
 
4 dicas para melhorar o desempenho dos alunos por meio de blogs: 4. Divulgação
Para finalizar o processo é preciso pensar na maneira como esse trabalho será divulgado. O objetivo é que os alunos sejam incentivados a fazer mais do que publicar, mas também interagir em publicações alheias, criando debates e discussões em publicações feitas por seus amigos. Outra ação deve ser voltada para atrair leitores fora da sala de aula. Uma boa ideia é começar com os professores e estudantes do próprio colégio.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.