Pages

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Como criar sua rádio online.





Muita gente já conhece a infinidade de rádios onlines disponíveis na web, mas sabia que você também pode criar a sua? E, melhor, sem gastar absolutamente nada?!...
Movido pela paixão por música, há cerca de dois anos, Emerson se juntou a dois amigos – um locutor e outro DJ – para criar uma rádio na web. A ideia surgiu depois de garimpar boas rádios online mundo afora e ver que, por aqui, ainda havia muito espaço para coisas novas.
"Determinados segmentos sofrem uma certa carência de ter uma rádio diferenciada, seguindo o funk, o reggae, o hip hop, que está de novo em ascensão. Então, é possível e quem tem a ganhar é o internauta", afirma Emerson Paixão, diretor da rádio Click Online.
Como dissemos há pouco, você não precisa gastar nada para começar a transmitir pela web. Obviamente, você vai precisar de um computador, um microfone e alguns programinhas que são encontrados grátis na rede. Ah, claro, uma conexão estável de internet também é importante. Para transmitir sem falhas, o mais indicado é que sua conexão tenha uma taxa de upload de, pelo menos, 1 MEGA.
"Não é nenhum bicho de sete cabeças, galera, mas tem de gostar. Hoje você pode montar uma webrádio até no seu quarto", reitera Paixão.
O mais legal da rádio online é que o alcance é ilimitado: suas apresentações ou seleções musicais podem ser acessadas dos quatro cantos do mundo. E, mais, você ainda tem a possibilidade de interagir em tempo real com seus ouvintes.
Com fãs espalhados pela América Latina e até nos Estados Unidos, a rádio do Emerson já conta com 12 funcionários, entre locutores e produtores. Eles também promovem shows e festas na região de Guarulhos, aqui pertinho de São Paulo. E a ideia é crescer ainda mais; de olho na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, o time da rádio já faz novos planos...
"A gente quer se preparar e inclusive ter um locutor esportivo para nos acompanhar e ter um programa. Dá para fazer um negócio diferenciado e hoje tudo é automatizado", afirma.
Em um futuro muito próximo, as rádios online devem ganhar ainda mais espaço no Brasil. Afinal, a previsão é de que o 4G comece a funcionar por aqui já no primeiro trimestre de 2013. E uma das maiores vantagens dessa nova rede de banda larga móvel é a possibilidade de estarmos conectados literalmente o tempo todo. Ou seja, você vai poder ouvir rádios online no celular, no carro, na praia... pelo menos isso é o que a gente espera.
Por fim, vale lembrar que você tem duas opções para criar sua programação: editar previamente um programa ou arriscar tudo ao vivo mesmo. No olhardigital.com.br, junto ao texto que acompanha esta matéria, nós separamos um tutorial explicadinho para você criar sua rádio agora mesmo. Tem também links de softwares gratuitos para edição e transmissão. Acesse e confira, você vai encontrar também um aplicativo que te ajuda no processo de criação da sua rádio. Mais fácil, impossível... vai lá, acesse e confira...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.