Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

2 aplicativos gratuitos para ajudar na alfabetização das crianças.



-por Paula Nadal-

 


Ter contato com letras e números desde a Educação Infantil é crucial para que as crianças formulem suas hipóteses sobre o sistema de escrita e se familiarizem, o quanto antes, com esses códigos presentes em todos os lugares. Desde cedo, elas devem colocar em jogo o que sabem e o que pensam sobre a linguagem que usamos para escrever. Por isso, e para estimular o contato com as letras dentro e fora da sala de aula, listamos dois aplicativos gratuitos – um para as crianças bem pequenas e outro para aquelas que já estão em fase de alfabetização inicial.

Conheça aplicativos para Android e IOS

Alfabeto e números para crianças | Google Play | Para aparelhos com Android

Com este aplicativo, a criança pode conhecer as letras e os números, ouvir suas pronúncias (em vários idiomas), fazer desenhos e praticar escritas diversas, desde a Educação Infantil. É simples e eficaz para manter a criançada perto do alfabeto desde muito pequena – o que vai fazer diferença no momento da alfabetização inicial. Na versão gratuita há alguns anúncios, mas nada que atrapalhe muito. Vale conferir!

Jogo das Palavras | Apple Store | Para aparelhos com IOS

Muito se sabe sobre o uso de letras móveis na alfabetização inicial. Se o professor fizer as intervenções adequadas, vai saber como agrupar as crianças da turma de acordo com as hipóteses de escrita e vai oferecer atividades desafiadoras com este recurso, para que os alunos mostrem, de fato, o que já conhecem a respeito do sistema de escrita.

Este aplicativo é um jogo de palavras simples, bem semelhante às atividades realizadas com letras móveis nas salas de aula Brasil afora. Ele mostra algumas imagens e é preciso desembaralhar letras para formar a palavra. Excelente ferramenta para usar na escola ou em casa, no tablet ou smartphone.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.