Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

10 dicas para navegar (e aprender) na web com segurança.



-por Aline Aurili-
 


A segurança na internet é tema tão importante que já ganhou até um Dia Mundial. Durante última Campus Party, o Instituto Claro conferiu a apresentação da pesquisa TIC Kids Online, do Cetic.br, que analisou o comportamento de crianças e adolescentes na rede e as posturas adequadas para se proteger. A boa e velha recomendação das mães de não falar com estranhos também vale para o ambiente online, assim como não divulgar muitas informações pessoais. E você, o que faz para se privar dos riscos virtuais? Confira 10 dicas da Cartilha de Segurança para Internet publicada pelo Cetic.br:

1. Privacidade: Não divulgue todas as suas informações na rede sem nenhuma restrição. Procure as opções de privacidade do site em questão e deixe-as visíveis apenas para você ou para amigos próximos.

2. Cuidado com o que lê: Não acredite em tudo que está vendo na internet. Tente sempre checar se a informação tem uma fonte confiável, não dê informações ou navegue por sites que não conhece.

3. Senhas: Muitas pessoas utilizam sempre as mesmas senhas ou colocam informações fáceis de adivinhar. Tente ser o mais complexo possível em suas escolhas.

4. Phishing: Com origem na palavra “fishing”, que significa “pescar” em inglês, o termo consiste em algumas fraudes que tentam fazer com que você divulgue senhas de banco, transfira dinheiro, dê o seu número de celular, entre outros. Não acredite em e-mails do banco ou da sua operadora de celular, por exemplo, sem antes ligar para conferir a informação.

5. Links: Não clique em endereços encurtados sem saber o que é. Tente sempre expandi-lo e conheça o site em que está entrando, pelo menos por uma indicação de amigo.

6. Localização: Cuidado ao divulgar a sua localização na rede. Se for fazer um check-in faça em um lugar com grande movimentação e, de preferência, quando estiver saindo. Planos de viagem também não são recomendados.

7. Segurança do computador: Garanta que seu antivírus esteja sempre atualizado, assim como outras proteções contra spams e mensagens de desconhecidos.

8. Compras: Muitos sites de venda na web são fantasmas, ou seja, assim que você efetua o pagamento o site some do ar e você não recebe sua encomenda. Não compre em qualquer lugar, lojas virtuais com preços muito abaixo do oferecido no mercado podem ser uma pegadinha.

9. Crianças: As crianças podem não entender muito bem os riscos da internet. Oriente seus filhos e/ou alunos sobre os perigos e deixe o computador em um local público da casa, para que você possa acompanhar seus atos.

10. Conduta: Pense sempre que você está em um lugar público e deve ter cuidado com o que e para quem está divulgando fotos, comentários e textos, por exemplo. Tome cuidado com a sua imagem, uma vez que algo é publicado na rede pode ser difícil de ser removido.

Se quiser saber mais sobre segurança digital, baixe gratuitamente a Cartilha de Segurança para Internet, do Cert.br.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.