Os LMS – Learning Management System – conhecidos como ambientes
virtuais de aprendizagem (AVA) – são plataformas criadas para gerenciar a
aprendizagem a distância. Com o crescimento da Educação a Distância nos últimos
anos, surgiram inúmeras possibilidades para o uso dos espaços virtuais de
aprendizagem. Os ambientes virtuais
agregam interfaces que permitem a produção de conteúdos e canais de comunicação,
permitem também o gerenciamento de banco de dados e o controle total das
informações que circulam no ambiente. As principais formas de utilização de um
Ambiente Virtual são as seguintes:
1.Foco nas ferramentas de aprendizagem: a única forma de contato
entre alunos e professores é através do ambiente. As ferramentas (aulas
virtuais, atividades, textos etc.) são utilizadas em substituição aos encontros
presenciais (inexistentes).
2. Foco na comunicação e complementação da aprendizagem: o
ambiente é utilizado como uma forma de criar uma conexão institucional entre os
participantes e paradisponibilizar estratégias complementares de aprendizagem,
através das ferramentas disponíveis no ambiente. São utilizadas para enviar e
receber atividades, orientar a aprendizagem e fomentar a discussão sobre os
temas da disciplina entre os alunos e professores.
3. Foco na comunicação: são
ambientes criados apenas para a comunicação entre os participantes, não
apresentando materiais ou propostas de atividades. É o caso dos cursos a
distância com o projeto pedagógico estruturado apenas no material impresso. A
forma de utilização do ambiente virtual em consonância com o projeto
político-pedagógico do curso é fundamental para o estabelecimento da estrutura
sobre a qual o aluno-aprendiz irá interagir no AVA.
O conceito de maior ou menor interatividade, assim como a
freqüência e intensidade no acesso realizado serão proporcionais ao objetivo
das ferramentas disponibilizadas. É relativamente comum encontrarmos ambientes
pouco explorados pelos alunos em função da inexistência de demanda pedagógica
estabelecida pelo curso. Por outro lado, encontramos cursos que são
estruturados totalmente on-line, mas que não conseguem atingir a participação
desejada dos alunos no AVA Existem vários ambientes virtuais de aprendizagem
disponíveis com propriedades e ferramentas bastante similares, mas também com
singularidades que determinam a sua escolha.
O e- Proinfo é a plataforma utilizada pelo MEC (desenvolvida pela
extinta SEED) para a realização dos cursos a distância para a formação de
professores. Bastante conhecido dos
professores da Educação Básica, o
ambiente e-Proinfo foi reestruturado há cerca de dois anos, mas ainda é
considerado um ambiente pouco amigável pelos professores e multiplicadores dos
NTE (Núcleos de Tecnologia Educacional das redes estaduais).
Atualmente, o ambiente virtual mais conhecido é o Moodle, sistema
de código aberto e gratuito. Os usuários podem baixá-lo, usá-lo, modificá-lo e
distribuí-lo seguindo apenas os termos estabelecidos pela licença. O Moodle
está em contínuo desenvolvimento com uma comunidade que abrange participantes
de todas as partes do mundo. Atualmente o Moodle tem sido a plataforma mais
utilizada nos projetos de educação a distância desenvolvidos no âmbito da UAB e
apesar de ser apresentado como um ambiente desenvolvido a partir dos princípios
da teoria construtivista, a concepção pedagógica de cada ambiente virtual
dependerá do uso que é feito dele. Um grande problema que enfrentamos hoje na
EaD é o engessamento dos ambientes virtuais que ainda não conseguiram explorar
de forma plena toda a potencialidade que um AVA oferece. As limitações no uso
dos ambientes tem propiciado o surgimento de ambientes pobres, com pouca ou
nenhuma diversificação de materiais, ferramentas e atividades que desmotivam o
aluno e não favorecem a aprendizagem.
Embora seja o mais conhecido, o Moodle não é o único ambiente
virtual com código aberto e de uso livre e gratuito: o ambiente Amadeus,
desenvolvido pelo Centro de Informática – CIn da Universidade Federal de
Pernambuco, é um software público, disponível para ser baixado, modificado e
reutilizado. O Amadeus disponibiliza aplicações bastante interessantes, como a
integração com celulares, jogos e TV Digital.
Outro ambiente criado no CIn da UFPE, é o Redu, uma rede
educacional que agrega as funcionalidades de uma rede social com o
gerenciamento dos ambientes virtuais. O Redu apresenta várias funcionalidades
interessantes com a estrutura de uma rede social e leva o conceito de grupos de
trabalho para a sua própria organização da mediação entre professores e alunos.
A diversidade de sistemas voltados para a aprendizagem é um indicativo
importante que já temos muitas pesquisas e produtos que buscam melhorar a
funcionalidade dos ambientes virtuais para construir espaços de aprendizagem
mais eficazes, interativos e atraentes para os alunos. Embora os ambientes
virtuais por si só não serão capazes de promover práticas pedagógicas
inovadoras, é importante que seja possível pensar a aprendizagem em espaços
diferenciados. Os ambientes virtuais representam um desafio para pensarmos em
novas concepções de aprendizagem em novos espaços, mas a inovação pedagógica
dependerá muito menos das tecnologias digitais e ferramentas existentes e muito
mais da reflexão e atitude dos professores e alunos que as utilizam.
FONTE: BLOG Caldeirão de Ideias
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