Pages

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Três décadas de emoticons, os caracteres que humanizaram a internet.


Os emoticons, um dos principais símbolos da cultura da internet, estão completando três décadas nesta quarta-feira.

 O marco é importante, já que o uso de uma combinação de caracteres do teclado para expressar emoções na escrita tem um papel chave na humanização da comunicação online. É exemplo da capacidade humana de subjugar a tecnologia.

 Os emoticons, portanto, devem ser entendidos como uma manifestação cultural. Eles surgiram por causa de uma limitação da comunicação escrita, que é a falta de expressão facial e gestos que ajudam a determinar o tom de uma conversação. O termo vem do inglês, de uma combinação das palavras emotion + icon (emoção + ícone). Tem emoticons que são bem populares, fáceis de saber do que se trata, como o :-) para um rostinho feliz, mas outros requerem um pouco mais de esforço. Por exemplo, :-)= significa um vampiro.

 Há quem considere emoticons como besteira, como algo que está denegrindo a "boa comunicação", mas o que eles fazem é exatamente o contrário: eles enriquecem a comunicação.

A "linguagem da internet" é uma tema que me fascina. Para quem também se interessa, recomendo o livro "Language and the Internet" (sem edição para o português), do linguista David Crystal, que é considerado uma referência nesse assunto. Ele analisa o que ele chama de "netspeak" e defende exatamente isso, que o internetês (outro exemplo é o uso de caixa alta para simbolizar que a pessoa está gritando) não exerce uma influência negativa no futuro da linguagem. É de lá essa frase: "O que é verdadeiramente extraordinário é que tantas pessoas aprendem tão rapidamente a adaptar a sua linguagem de acordo com as demandas de novas situações e explorar o potencial do novo meio tão criativamente para criar novas formas de expressão" (tradução livre).

 Ou seja, é uma questão de distinguir quando optar por um emoticon ou por uma escrita formal. Algo que só requer bom senso: trabalho acadêmico ou currículo não é lugar de emoticons.

 Para quem tem dificuldade em navegar pelo mundo dos emoticons, há até dicionários para isso. O www.dicweb.com/emoticon.htm é um deles.

(FONTE: Blog da Vanessa Nunes Não é novidade que a tecnologia deixa as pessoas estressadas, com as novas demandas que traz (a sobrecarga de e-mails, por exemplo). Mas há uma nova faceta do estresse tecnológico despontando aí: as pessoas estão cada vez mais incomodadas mesmo é com o jeito que os seus amigos lidam com o mundo digital.

 Um estudo divulgado pela Intel confirma esse sentimento evidente a cada espiadela no Facebook ou Twitter: as pessoas compartilham online mais do que deveriam. Há um termo do inglês para isso: oversharing. Essa opinião de que há um excesso de compartilhamento foi manifestada por seis em cada 10 entrevistados na edição 2012 da pesquisa Etiqueta Móvel, realizada em oito países, incluindo o Brasil.

Fica o alerta: 95% dos brasileiros declarou que gostaria que as pessoas tivessem mais decoro no uso de seus dispositivos móveis em público. O que mais irrita é o uso de dispositivos com o volume muito alto. Na minha opinião, tem algo ainda pior: aquelas pessoas que veem vídeos ou escutam músicas no ônibus sem fones de ouvido.

 Há uma ânsia de se mostrar uma pessoa antenada com as novas tecnologias. Prova disso são os cinco lugares em que, de acordo com o estudo, os brasileiros mais compartilham informações online: férias, eventos esportivos, no meio de refeições com outras pessoas, hospital e quando estão no banheiro. Daí para os deslizes é um passo. Não é à toa que sites como o www.weknowwhatyouredoing.com (que chama a atenção para quem divulga informações comprometedoras no Facebook) se esbaldam.

 *Texto da coluna Tecnologia na Cabeça desta semana na ZH impressa

 Ah, para quem se vira no inglês, vale a pena dar um conferida em www.mobileetiquette.com, que apresenta vários gráficos com resultados da edição 2012 da pesquisa da Intel sobre etiqueta móvel.

(FONTE: Blog da Vanessa Nunes - wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/- )

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.