Este projeto apresenta um jogo diferenciado e divertido onde os alunos
aprendem, divertem-se e são avaliados de forma lúdica e nem se dão conta. De modo
diferenciado inserindo o celular como ferramenta didática, quebrando o tabu que
existe com relação a essa tecnologia utilizada por todos, ensinando e aprendendo
um pouco sobre Cores. A proposta é um jogo de perguntas e respostas,
onde o veículo é o celular, as perguntas são enviadas por sms (mensagem de
texto) e respondidas da mesma forma.
OBJETIVO: Temos como objetivo do projeto um reforço do conteúdo
trabalhado pelo professor em sala de aula que pode servir também como
avaliação. Assim como a consciência da utilização qualitativa do celular no
ambiente escolar como instrumento de aprendizagem e destruir o rótulo de
inimigo das aulas e dos professores.
METODOLOGIA: O projeto consiste num grande jogo onde a turma é dividida
em equipes que se enfrentarão após trabalhar o conteúdo do jogo (é importante
que o professor conheça a turma para fazer uma divisão “justa”, ou seja, alunos
com nível de aprendizagem heterogêneo para que os alunos mais fortes auxiliem
os mais fracos e assim todos aprendam) Com as equipes divididas, o professor
vai apresentar as regras do jogo, é considerável a participação da turma da
formulação das regras.
Ex. de regras: tempo para resposta, quantas perguntas serão feitas,
pontuação empregada para cada pergunta, perguntas múltipla escolha ou não, etc.
Cada grupo trabalhará com 1 (um) aparelho celular e o professor que
comandará o jogo também trabalhará com 1 (um) aparelho. O professor dirigirá as
perguntas aos grupos por mensagem de texto e o grupo que retornar a mensagem de
texto com a resposta correta ganha o ponto da questão. Também serão feitas
perguntas que serão respondidas através de fotografias tiradas com o celular e
também enviadas por mensagem.
Exemplos de questão:
1- Quantas são as cores primárias?
2- O que são cores primárias?
3- Quando duas cores primárias se misturam surge uma cor ...?
4- O que são cores secundárias?
5- Ao misturar a cor amarela com a cor vermelha obtemos a cor ...?
6- Capture uma imagem de um objeto que seja resultado da mistura da cor
Azul com a cor Vermelha.
7- Dê um exemplo de cor neutra.
8- O que seria uma cor neutra?
9- Capture uma imagem de um objeto de cor primária.
10- Qual a cor complementar a cor amarela?
Obs: podem ser feitas muitas outras perguntas, as perguntas podem ser
formuladas com a participação das equipes o que torna o trabalho ainda mais
interessante.
A equipe que possuir maior pontuação é a vencedora do Jogo. Caso haja
empate, as equipes formulam as perguntas a serem respondidas pelos adversários.
CONCLUSÃO:
Com o comprometimento de alunos e do professor o Jogo será bem sucedido,
a participação de cada aluno, o desempenho e a vontade de trabalhar de todos
fará o Jogo divertido e proveitoso. O jogo pode durar um dia ou mais,
dependendo do interesse da turma, pode também ser feito com outros conteúdos
como tema desde que o assunto seja trabalhado em sala de aula previamente. O
Jogo pode ser feito para turmas de várias faixas etárias (recomendável a partir
de 8 anos).
Ao avaliar a atividade o professor deve levar em conta o comprometimento
e a participação individual, a capacidade de trabalhar em equipe e a pontuação
obtida no Jogo.
Aluna: Marcelle Rodrigues da Silva
Leia mais: http://aphebo.webnode.com/news/o-jogo-das-cores-com-o-celular/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.