Pages

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mitos e Verdades sobre o Computador.


               Um tema bastante interessante para se discutir são os mitos e as verdades citadas para um computador, afinal, todos hoje em dia utilizam o computador. E quantas vezes você já não se perguntou se ele ficasse ligado a noite inteira era melhor que reiniciasse antes de usar? Ou se deixasse um celular carregado perto da CPU, o celular descarregaria? Então, perguntar básicas como estas são frequentes e interessantes de se saber a resposta. Fica valido ainda mais quando você procura saber de algo que provavelmente você faça sem querer, mais por que dizem que é verdade. Então confira a lista sobre os mitos e verdades de um computador.

01 – Colocar CDs ou DVDs sobre a CPU pode prejudicar o funcionamento do computador? • MITO, não há problema algum em fazer isto, o único cuidado que se deve tomar é para que nenhuma abertura de ventilação da CPU seja obstruída, entretanto, como isso é pouco provável o risco de se haver alguma contraindicação é mínima. Isto não prejudica nenhuma das partes, nem os dispositivos, nem o computador, além do mais, em alguns modelos novos é possível encontrar uma parte esborrachada na parte superior da CPU, justamente para evitar problemas com isto.

02 – Deixar o aparelho de celular carregado próximo ao computador pode danificar o aparelho ou a bateria do mesmo? • MITO, porem é verdade que os aparelhos de celular emitem ondas magnéticas de rádios, mas os computadores costumam ser imunes a estas ondas, e, por mais que haja o contato entre as ondas, haverá uma interferência de momento geralmente detectado se as caixinhas de som estiverem ligadas, porém não acontecerá nenhum dano fatal nem ao computador e nem ao celular.

03 – Caso o computador passe a noite inteira ligado, ou mais de 12 horas consecutivas sem um uso continuo, é preferível que ele seja reiniciado antes de poder usa novamente? • MITO, pois hoje em dia os sistemas operacionais como Linux, Windows e Mac, vêm com um “uptime” de várias semanas ou mesmo meses, esta evolução tecnológica disponibiliza que o usuário fique com o sistema aberto por muito tempo. Se o computador fica lento após um determinado tempo ligado, é porque provavelmente está contaminado com algum vírus adquirido da internet. Porém, reiniciar pode ser realmente um alivio para a memória do sistema em caso de downloads extensos.

04 – O computador, caso fique ligado por varias horas consecutivas, gasta menos energia do que ao ser ligado diversas vezes? • MITO, essa é uma das perguntar menos inteligentes, é valido lembrar que o computador não é um carro que necessita de motor de arranque. A energia gasta é idêntica a todo o momento, porém deixa-lo em modo de espera ou stand-by pode contribuir para a economia de energia. Ele só vai gastar quando estiver ligado, independente de horário ou de quantidade de vezes que foi ligado e desligado.

05 – Instalar e usar diariamente os programas piratas contribui para que o computador seja infectado por vírus ou qualquer outra praga virtual? • VERDADE, os softwares pirateados não vêm com a mesma qualidade de proteção que as versões originais vêm. Não tem como verificar o procedimento de proteção que há nas versões piratas, a maioria vem adulterada, inclusive programas relacionados a Apple consegue ficar imune a infecções que aparecem sem que o usuário perceba. A dica é que procure o máximo possível manter todos os programas originais em seu computador.

06 – Efetuar o desligamento do computador direto no botão onde geralmente ele é ligado, sem que acesse o menu “Iniciar” e escolha a opção “Desligar”, pode afetar o HD? • MITO, esse é um mito, porém tem uma sequencia relacionado a história, pois na década de 80, os HDs que eram fabricados necessitavam que houvesse uma preparação para o desligamento deles, como uma espécie de comando, e caso isso não fosse feio, era certeza que eles seriam afetados. Porém, como passar dos anos, os HDs mais modernos não necessitam desta preparação, as “cabeças” são recolhidas sozinhas quando não se tem energia, eliminando os riscos de prejudicar o PC. Além de que ao clicar no botão “Desligar” o sistema é desligado da mesma forma que no botão direto da maquina.

07 – Se o computador foi desligado a poucos minutos, é preferível que deixe ele desligado para “descanso” por alguns minutos e depois volte a ligá-lo? • MITO, também com fator histórico ocorrido nos anos 80, e também tem a ver com o HD. Na época desta fabricação, os HDs vinham sem proteções para religamentos repentinos, ou seja, é como se ele desmaiasse e não acordasse assim que fosse ordenado. Porém, hoje em dia os sistemas estão preparados para isso, sabendo que parte do publico que utiliza é jovem. Atualmente, pode-se ligar e religar sem que estrague o sistema, a menos que algo muito brusco seja feito no botão.

08 – Movimentar a CPU enquanto o computador está ligado e sendo usado pode queimar o HD? • MITO, pois se fosse assim, não existiriam os computadores portáteis ou de bordo de automóveis, aviões ou até mesmo estes veículos militares. A única possibilidade é se os movimentos forem muito agressivos e houver um possível contato com parede, chão, ou algum móvel resistente, caso contrário é muito pouco provável que um HD vá parar de funcionar devido aos movimentos feitos na CPU enquanto ele estava “trabalhando”.

09 – Quando está chovendo ou trovejando, é preciso que o computador seja desligado normalmente e da tomada? • VERDADE, pois as descargas elétricas da atmosfera podem prejudicar esta disputa de energia. As chuvas em si não causam nada, entretanto os relâmpagos e trovões podem prejudicar o computador, ou qualquer outro aparelho que estiver ligado na casa. Por mais que este acidente não seja frequente, é preferível que não se arrisque porque o risco de perder o aparelho é muito grande. Caso contrário, onde só estiver chovendo sem nenhum tipo de relâmpago ou trovão com descarga elétrica, os aparelhos podem ser usados normalmente.

10 – É preciso deixar um espaço muito grande entre o monitor de tubo e a parece atrás dele? • MITO, este é considerado mito porque as pessoas acham que não se pode deixar o monitor próximo a nenhuma parede, entretanto, um espaço considerável para a ventilação interna do aparelho é essencial, pois o ar quente que ficará circulando dentro, caso estiver sem espaço algum, pode prejudicar o funcionamento dele, portanto a dica é que se use a extensão do seu dedo indicador como medida de distancia entre a parede e o monitor.

11 – Tirar um dispositivo USB sem desativaro dispositivo na opção “remover hardware com segurança” pode causar danos ao computador? • VERDADE, porém os danos não acontecem no computador e sim no pendrive, quando coloca para se remover com segurança, independente do sistema operacional, este mesmo sistema termina as operações de modo seguro, ou seja, ele termina todos os serviços e fecha as portas pra mais nenhum arquivo entrar ou sair, permitindo a saída do dispositivo. Caso isto não seja feito, pode ser que o pendrive seja danificado e ocorra a perda de arquivos.

12 – Quando o computador é desligar e não um estabilizador que desligue tudo, é necessário desligar o monitor também? • FALSO, em alguns casos com estabilizador o monitor é desligado junto com o resto, porém outros não. Então, o mais correto diante disto é seguir o manual de instruções do monitor e ver se o fabricante recomenda que o monitor seja desligado todas as vezes que o computador também for. Este feito pode economizar energia e dar uma maior durabilidade ao monitor, porém não é tão obrigatório quanto desligar a CPU regularmente após alguns dias com ela ligado.

13 – Colar imãs de pequeno porte, como os de geladeira, no gabinete pode prejudicar o funcionamento da CPU?
• MITO, pois os imãs de pequeno porte como os de geladeira tem seu campo magnético muito fraco, além de que os componentes de computadores mais modernizados vêm com propriedades que, por mais que venham com intensidade moderada, os deixam imunes deste problema. E claro que nunca é indicado que o usuário coloque um imã de neodímio próximo ao seu gabinete, este sim poderia prejudicar o funcionamento da CPU.

14 – É necessário que a bateria do notebook descarregue inteiramente para que ele possa ser recarregado novamente? • MITO, pois antigamente quando eram produzidas as baterias de níquel-cádmio (Ni-Ca), elas precisavam ter sua carga inteira descarregada para que pudesse ser recarregada, fazendo isso, a bateria não perdia a capacidade interna. Entretanto, as baterias atuais são feitas de lítio-íon (Li-ION), e não possuem este problema, elas não viciam e podem ser carregadas. As novas baterias possuem uma quantidade limitada para que sejam carregadas, então, quanto menos elas acabarem para serem carregadas, melhor.

15 – Ter uma quantidade excessiva de ícones na área de trabalho pode deixar o computador um pouco mais lento? • MITO, pois os ícones em excesso no desktop pode até confundir o usuário, mas nunca o computador. Não é aconselhável mais por causa da bagunça particular na cabeça de quem utiliza, pois pode haver perda e esquecimento de arquivos, ou pode confundir um programa com o outro, porém o computador permanece exatamente com o mesmo funcionamento padrão.

16 – Olhar a luz colorida do mouse óptico muito de perto, ou seja, colocar a luz em direção ao olho pode prejudicar a visão? • VERDADE, embora a luz que se utiliza no mouse não seja um laser, o LED de cor vermelha tem o foco dentro de uma lente e uma intensidade suficientemente capaz e causar danos a retina, principalmente se a exposição foi diária e de muita exposição, causando dores de cabeça e dificuldade para enxergar.

17 – É verdade que quando mais de 80% do disco rígido está ocupado o computador fica mais lento? • VERDADE, embora algumas pessoas acreditem que seja mentira, o fato de quem compra um computador novo, onde o disco rígido está inteiramente limpo e o usuário ao longo do tempo vai armazenando suas coisas neste disco, ao longo do tempo é visível a mudança na velocidade e no desempenho do computador, isto para quem não faz a manutenção, de excluir programas e arquivos que não são utilizados no computador. O disco necessita de um espaço para respirar e poder trabalhar melhor dentro do computador.

http://guiadicas.net/mitos-e-verdades-sobre-o-computador/

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.