Netiqueta (ou, do francês: "netiquette") é o conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet.
Além do cuidado sobre o qual falamos referentes ao endereçamento de mensagens, algumas regrinhas de netiqueta facilitam a comunicação via e-mail.
1. Evite o excesso de abreviaturas para não correr o risco de não ser compreendido ou mesmo mal interpretado.
2. Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar.
3. "Emotion" ou "Smiley" (ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado, aquelas carinhas engraçadinhas do tipo :-)) denotam emoções. Podem ser usados, mas apenas em e-mails para pessoas amigas, e não exageradamente, do contrário a comunicação não será atingida. Evite-os em e-mails profissionais.
4. A linha "Assunto" ou "Subject" deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail para que o destinatário, sobretudo quando recebe muitas mensagens por dia, possa priorizar a leitura.
5. Quando você quiser enviar uma imagem, música, documento, planilha, mande-o em anexo e não como uma figura ou imagem. (Clique em "Inserir"/"Anexo"). São os chamados "attachments" (arquivos anexados ou "atachados"). Caso você vá remeter uma imagem erótica, precisa tomar cuidado dobrado, pois a pessoa que vai receber poderá ficar em uma situação delicada...
6. Evite repassar correntes, alertas sobre vírus, histórias estranhas e, cuidado com os "spam" (fazer um "spamming" é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas de discussão ou newsgroups, não se importando com o interesse das pessoas destinatárias das mensagens).
7. Procure sempre conferir a veracidade da fonte de alguma informação que você esteja repassando. Lembre-se também de sempre indicar a procedência da mensagem.
8. Organize-se e tente responder a todos os e-mails que são enviados a você, dentro do bom senso, evidentemente.
9. Saudação. Assim como numa carta de papel, ao começar uma mensagem deve ser escrita uma saudação: como "Oi fulano", "Caro amigo",... a escolha fica a seu critério de acordo com o grau de intimidade com a pessoa.
10. Assinatura. Todas as mensagens devem ser assinadas, pois muitas vezes o programa de e-mail não identifica claramente quem a está enviando.
11. Quando você participa de alguma lista de discussão e deseja falar em particular com algum dos membros ou tratar de um assunto que não interesse aos demais participantes do grupo, faça-o em "PVT" (PriVaTe) ou privativo, isto é, escreva para o endereço particular da pessoa com quem você deseja se comunicar.
12. Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável enviar e/ou receber mensagens cheias de erros.
As informações aqui contidas foram baseadas na obra de Maria Alice Soares de Castro: "Netiqueta - Guia de Boas Maneiras na Internet".
(FONTE: http://ilove.terra.com.br/)
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