Se você usa Windows, o sistema operacional mais popular do planeta, prepare-se: a próxima versão da plataforma, chamada internamente de Windows 8 pela Microsoft, passará por uma mudança RADICAL de interface.
No novo Windows, você dará adeus aos ícones. O menu Iniciar é outro com os dias contados.
Até o conceito de janelas que dá nome à plataforma, também ficará um tantinho de lado.
A aposta para a área de trabalho é em um mosaico do que a Microsoft chama de "tiles" (tijolos, em inglês). Espia na imagem acima. Cada um desses blocos é uma app. A justificativa da empresa é de que blocos são melhores que ícones porque oferecem mais espaço para exibir notificações em tempo real. Por exemplo, você já vê o último twett, a previsão do tempo, assim por diante.
A inspiração veio claramente do Windows Phone 7, o sistema operacional de smartphones da Microsoft, onde já é assim.
O que está por trás da mudança é a necessidade de adaptar o sistema operacional mais usado no mundo para a era dos tablets. A própria Microsoft afirma com todas as letras que a plataforma será voltada para aparelhos com telas sensíveis ao toque.
A nova geração do Windows foi demonstrada pela primeira vez na Conferência D9, que está sendo realizada na Califórnia nesta semana.
Segundo a Microsoft, embora a nova interface tenha sido desenhada e otimizada para telas sensíveis de toque, funciona com mouse e teclado. Além disso, a interface tradicional do Windows estará disponível, permitindo ainda usar aplicativos mais convencionais.
Se na mudança do Windows XP para Windows Vista, o visual repaginado encontrou resistência, deixando muito usuário perdido no uso, imagina só como será na estreia do Windows 8. Só não dá para ignorar que a interface do Windows tem ficado cada vez mais elegante ao longo das suas versões.
A expectativa é de que o novo Windows seja lançado até o final de 2012.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.